O que é necessário para que duas figuras sejam semelhantes?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Figuras semelhantes são aquelas que possuem ângulos correspondentes semelhantes e lados correspondentes proporcionais. Essa proporção entre os lados e a semelhança entre as figuras garantem também a existência de uma propriedade envolvendo suas áreas.

Dizemos que dois polígonos são semelhantes quando eles possuem o mesmo número de lados e se adéquam às seguintes condições: Ângulos iguais. Lados correspondentes proporcionais. Possuem razão de semelhança igual entre dois lados correspondentes.

Em matemática, semelhança, qualidade de ser semelhante designa tudo o que tem a mesma forma: * dois círculos são sempre semelhantes; * dois cubos são sempre semelhantes; * dois quadrados são sempre semelhantes.

A razão entre dois lados homólogos ou entre dois triângulos semelhantes (k) é chamada de razão de semelhança. Exemplo: Por exemplo, os triângulos abaixo são semelhantes: Os ângulos são congruentes (iguais) e os lados homólogos são proporcionais.

Figuras congruentes são aquelas que possuem as mesmas características e o mesmo tamanho; figuras semelhantes são aquelas que possuem as mesmas características, mas tamanhos diferentes; já as figuras diferentes são aquelas que sequer possuem características parecidas. Não pare agora...

Quando dizemos que dois objetos são semelhantes, indicamos que esses objetos se parecem por compartilhar características importantes e podem até ser confundidos. Assim, afirmamos que duas figuras se parecem a ponto de serem semelhantes quando têm a mesma forma.

Se dois lados de um triângulo são proporcionais a dois lados de outro triângulo e os ângulos internos definidos por esses lados são congruentes, então os triângulos são semelhantes.

O teorema fundamental da semelhança, por sua vez é observado em triângulos, diz o seguinte: Dado o triângulo ABC e a reta r. Se a reta r intersecta os lados AB e AC, nos pontos D e E desse triângulo, paralelamente ao lado BC, então os triângulos ABC e ADE são semelhantes.

Na geometria, um objeto apresenta simetria quando se parece o mesmo depois de uma transformação, como reflexão ou rotação. O eixo de simetria é uma linha, real ou imaginária, que atravessa o centro da figura. Um exemplo de elemento simétrico são as figuras geométricas.

caso: Os três lados são respectivamente congruentes. 2º caso: Dois lados congruentes (mesma medida) e o ângulo formado por eles também congruente. 3º caso: dois ângulos congruentes e o lado compreendido entre eles congruente.

Desse exemplo, podemos concluir que duas ou mais figuras são semelhantes em geometria quando: os ângulos correspondentes têm medidas iguais ; as medidas dos segmentos correspondentes são proporcionais; os elementos das figuras são comuns.

Dizemos que dois polígonos são semelhantes quando apresentam o mesmo número de lados, possuem ângulos internos correspondentes congruentes e, além disso, têm lados correspondentes proporcionais.

O triângulo possui apenas três vértices, pois tem três lados. Os ângulos internos são ângulos formados por dois lados consecutivos de um triângulo que ficam em seu interior. Os triângulos também possuem três ângulos internos.

Figuras semelhantes são aquelas que têm a mesma forma, mas não necessariamente o mesmo tamanho. Figuras congruentes também são semelhantes. Quando projetamos um slide em uma tela, por exemplo, a imagem projetada geralmente tem o tamanho diferente da original, mas conserva a mesma forma.

3º AA – Ângulo e ângulo. Esse caso nos diz que se dois triângulos possuem dois ângulos iguais, eles serão semelhantes.

Sólidos semelhantes
Se dois sólidos são semelhantes, então: a razão entre as áreas é o quadrado da razão da semelhança. a razão entre os volumes é o cubo da razão de semelhança.

Se dois polígonos são semelhantes, então a razão entre seus perímetros é igual à razão entre as medidas de dois lados homólogos quaisquer dos polígonos.