O que é necessário para limpar o umbigo do bebê?

Perguntado por: amatias . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Na hora da limpeza, é preciso levantar o coto umbilical e limpar toda a região em volta do umbigo. Recomenda-se que a limpeza seja feita com álcool 70% com o auxílio de um algodão, uma fralda de pano ou um cotonete.

Você pode optar por utilizar uma solução salina (como soro fisiológico) e cotonete, mas cuidado para não irritar a pele. Não se esqueça que após toda higienização, é importante secar a região e não passar óleos, loções e cremes no umbigo, com exceção dos casos em que há recomendação médica.

A maneira correta de limpar o umbigo do recém nascido é usando álcool 70%; lave bem as mãos antes de iniciar a limpeza do umbigo. É necessário limpar entre a cicatriz umbilical (a parte mais escura) e pele do neném com o cotonete ou um chumaço de algodão.

Para limpar o umbigo do recém-nascido, você só vai precisar de um cotonete umedecido com álcool 70º. Sempre limpe esta região quando trocar a fralda e após o banho. E, vovós, nada de colocar uma moedinha ou cinteiro no "imbiguinho" do(a) netinho(a), viu?

A fralda pode cobrir o umbigo e o uso de faixas ou bandagens no local não é recomendado. Às vezes, podemos observar um pouco de sangramento sujando a fralda, mas não se preocupe, isso é normal.

Negligenciar a limpeza do umbigo pode contribuir para o acúmulo de sujeira e causar um odor desagradável na região.

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

Sim! Há um mito de que o coto umbilical não pode ser molhado, mas não há problema em molhar o umbigo durante o banho do bebê.

Casos de Inflamação
Em alguns casos o umbigo do bebê acaba inflamando. Você consegue verificar isso através de secreções na ferida, vermelhidão e inchaço. Quando isso acontece, você deve levar o seu bebê a um pediatra.

Podemos acelerar o processo de queda usando um cotonete embebido em álcool e secar a base 1 a 2 X ao dia. Da mesma forma, quando o coto cai, essa mesma secreção aparece ao fundo do umbigo e pode ser secada com cotonete e álcool.

Higiene é fundamental – O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool a 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.

O bebê pode tomar o banho sem nenhuma proteção especial do coto umbilical. Após o banho, seque-o suavemente com uma toalha limpa; Utilize uma haste flexível umedecida com álcool a 70% para limpar a base (entre o coto e a pele). A limpeza deve ser feita com movimentos circulares e suaves.

evite ficar manipulando o coto umbilical desnecessariamente. não há problema em molhar o umbigo do bebê durante o banho, desde que ele seja completamente seco depois.

A melhor hora para dar banho no bebê depende totalmente de você, já que pode fazê-lo em qualquer momento do dia, antes de comer ou quando a casa estiver mais tranquila. Uma boa opção é fazê-lo pela noite, para criar uma rotina, com o banho como sinal de que se aproxima o momento de ir dormir.