O que é necessário para flutuar?

Perguntado por: opeixoto4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Que um objeto que afunda num líquido pode vir a flutuar nesse mesmo líquido variando sua forma. Que a flutuabilidade dos corpos não depende da profundidade do líquido. Que a água exerce uma força (empuxo) de baixo para cima que tende a impedir que o corpo afunde no líquido.

Densidade. Assim, para que um material flutue na água, não depende somente da massa mas sim da distribuição da massa pelo volume ocupado, isto é, da densidade. Quanto mais distribuída estiver a massa, ou seja, quanto maior for o seu volume, menos denso será o objeto e ele flutuará.

Casos de flutuação
Se um objeto mergulhado em um fluido afunda, podemos afirmar que a sua densidade é maior que a do líquido e que o seu peso é superior ao empuxo. Se as densidades do corpo e do fluido forem iguais, o corpo permanecerá em equilíbrio no líquido e podemos afirmar que o empuxo é igual ao peso do corpo.

A relação do peso do objeto com o peso da água deslocada é o que determina se o objeto flutua; embora o tamanho e a forma do objeto tenham um efeito, eles não são o principal motivo pelo qual um objeto flutua ou afunda. Se um objeto desloca mais água que o seu peso, flutuará.

Resposta verificada por especialistas
A água possui densidade de 1 g/cm³, assim, o ferro e o diamante irão afundar ao colocarmos os mesmo em água, pois tem densidade superior a ela. Já a cortiça e o carvão possuem densidade menor que a água, logo, irão boiar ao serem colocados na mesma. Espero ter ajudado!

Portanto, algumas pessoas não são capazes de flutuar por possuir ossos longos e mais massa magra (músculos) ambos mais densos que a agua fazendo com que o corpo não flutue. Afundar ou boiar depende da relação entre a densidade do corpo e a densidade do que está em volta do corpo – no caso, a água.

A boia consegue flutuar porque tem peso menor do que a força que a água exerce sobre ela. Essa força chama-se empuxo.

O navio flutua no mar pelo fato de a força peso e a força empuxo sobre o navio estarem em equilíbrio.

O senso comum caracteriza flutuação como a permanência total, de todo corpo, na superfície do líquido, porém, essa informação é incorreta. A flutuação pode ocorrer em qualquer posição, inclusive o corpo humano pode flutuar verticalmente2.

Afundar ou boiar depende da relação entre a densidade do corpo e a densidade do que está em volta do corpo – no caso, a água. Se o corpo for mais denso que a água, ele afunda. Mas se for menos denso que a água, o corpo boia.

O empuxo representa a força resultante que um fluido (líquido) exerce sobre um corpo. Quando colocamos este corpo na água há uma diferença entre forças atuando sobre ele, se o empuxo for maior que a força peso atuante ele flutuará, caso contrário ele irá afundar no líquido.

É a capacidade que uma corda tem de flutuar quando em contato com a água. Esta flutuabilidade é decorrente do peso específico da fibra utilizada na produção da corda. Em determinadas aplicações, a flutuabilidade é um fator importante e decisivo na escolha de uma corda.

A força de flutuação é uma força vertical de baixo para cima que um fluido exerce sobre um corpo imerso, que é causada pelo aumento de pressão no fluido com a profundidade.

Para quem não conhece, é simples entender como funciona. Basicamente, flutuar no rio é como boiar, mas com a barriga para baixo. Dessa forma, a posição possibilita que os visitantes possam observar toda a maravilha e a diversidade da vida subaquática, com suas espécies de plantas, peixes e outros animais.

Controle de Flutuabilidade

  1. Menor esforço respiratório e maior diversão.
  2. Aumentar seu tempo de fundo pela redução do consumo de ar.
  3. Preservar o ambiente marinho ( vida aquática )
  4. Prolongar a vida útil do seu equipamento.

O gelo flutua na água, porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. A água ao congelar, expande seu volume em cerca de 10% (razão pela qual, em regiões muito frias, pode até arrebentar encanamentos, ocasionando grandes transtornos).

Se a água for mais densa que ele, ele flutua. É por isso que a maçã flutua na água. Apesar de deixar dúvidas por ter um peso considerável, a fruta é menos densa que a água e tende a não afundar.

Desses objetos os que não afundam são aqueles que possuem densidade menor que a água: óleo; pedaço de isopor, lápis, boia. Desses objetos os que afundam são aqueles que possuem densidade maior que a água: pedra; chumbo; vidro; ovo, tijolo.