O que é necessário para conviver em grupo?

Perguntado por: gbrites . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Sendo elas:

  1. Respeito às pessoas, regras, direitos e diferenças;
  2. Gentileza;
  3. Saber ouvir;
  4. Conversar com os outros;
  5. Evitar uso de palavras de baixo calão;
  6. Aceitar seus erros;
  7. Ser cooperativo.

Ter boa comunicação, ser cordial, agradável e respeitoso é regra fundamental em qualquer tipo de relações humanas.

A formação de grupos de convivência tem por objetivo proporcionar qualidade de vida aos idosos, através de momentos de convivência harmoniosa, com troca de experiências e empoderamento desses sujeitos.

Devemos exercitar os valores relativos do respeito, otimismo, tolerância, calma, coragem, amabilidade, responsabilidade, ética, respeito à natureza, cooperação, solidariedade, justiça, entre outros que, alimentam o nosso caráter e guiam a nossa conduta.

Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e também físico. A solidão adoece. O encontro enriquece. A vida em grupo possibilita crescimento, aponta oportunidades, consola nos momentos difíceis.

Dirigir-se às pessoas com palavras educadas, como: por favor, com licença, obrigado, desculpe. Saudar as pessoas ao chegar e quando se retirar. Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade.

As regras de convivência são um conjunto de normas sociais que é tão importante inculcar às crianças, como ensiná-las o alfabeto ou a comer com talheres. São as normas que nos asseguram conviver em paz e em harmonia evitando a discórdia.

As regras de convivência são um conjunto de normas sociais que nos asseguram conviver em paz e harmonia, sem discórdia.

Para conviver é preciso ouvir e dialogar. Dialogar supõe respeito e este, por sua vez, supõe viver o amor para além de um sentimento, como ética da vida e como exercício cotidiano de vida. O diferente de nós que não é opressor não é uma ameaça. É algo que pode nos fazer melhor como seres humanos.

A boa convivência deve estar presente em qualquer propriedade de vizinhos, escritório de trabalho, bem como em qualquer limiar que atravessarmos e onde houver pessoas. Convivência é a responsabilidade de conhecer e entender o outro, vendo-nos, por sua vez, refletidos nos demais.

Boas maneiras são comportamentos educados que usamos para expressar cortesia. São geralmente ditadas pelas regras de etiqueta e estão relacionadas ao que é esperado em uma determinada situação.

O convívio escolar é fonte de desenvolvimento da cidadania. E é no espaço escolar que as relações se estabelecem e a natureza dessas relações depende da formação autônoma de cada indivíduo. Isso nos remete à dinâmica peculiar e inerente ao ambiente educacional: o clima escolar.

Esses conceitos são pilares fundamentais para a convivência, como a igualdade, a fraternidade,a justiça, a empatia, e a dignidade.

O convívio social traz muitas vantagens para a saúde mental e física dos indivíduos. O risco reduzido de depressão, demência e o alívio do estresse promovidos pela interação com outras pessoas melhora o estado de bem-estar e ajuda a prevenir doenças de modo geral, especialmente em pessoas com mais idade.

O grupo é importante na inserção no convívio social, auxiliando na superação de problemas desta ordem. É importante que aqueles que convivem nos grupos, o façam de modo a buscar alternativas saudáveis para viverem e conviverem.

A intervenção em grupo tem se mostrado uma importante estratégia de apoio ao tratamento e melhoria na qualidade de vida dos que participam. Conviver com os outros esta presente na vida das pessoas desde o inicio e é uma condição fundamental para o seu crescimento, evolução e superação de dificuldades.

Ele auxilia na criação de uma identidade grupal, bem como na formação dos gostos e preferências, valores e visões de mundo. Alguns mecanismos de sustentação dos grupos sociais são: liderança (pessoal ou institucional), normas, sanções e valores sociais.

Conheça agora alguns destes valores.

  1. Respeito. O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. ...
  2. Honestidade. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ...
  3. Humildade. ...
  4. Empatia. ...
  5. Senso de justiça. ...
  6. Educação. ...
  7. Solidariedade. ...
  8. Ética.

Tipos de valores sociais. Respeito, honestidade, amor, liberdade ou justiça são exemplos de valores sociais. Os valores sociais podem variar de um grupo para outro, de uma sociedade para outra, mas existem alguns que podem ser estendidos a todas as sociedades.