O que é necessário para alcançar a salvação?

Perguntado por: ocampos . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

A fé em Jesus é a primeira base para a certeza da salvação. Aliás, todas as demais provas são evidências consequentes dessa fé. Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva.

Esta lição traz uma breve visão geral sobre o plano de salvação, ressaltando os três elementos principais do plano: a Criação, a Queda e a Expiação de Jesus o Cristo.

A Graça de Deus envolve amor, bondade, sabedoria, misericórdia, perdão e justiça. Ela chegou até nós quando acreditamos que Jesus é o Senhor. Ou seja, a salvação chegou pela fé e não pelos esforços humanos.

A salvação é graça. Ela é um dom de Deus, pois ninguém é salvo pelas obras. A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. A salvação que Jesus Cristo oferece ao homem é pela graça.

9 Não sabeis que os ainjustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os bfornicadores, nem os idólatras, nem os cadúlteros, nem os defeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os aladrões, nem os avarentos, nem os bbêbados, nem os cmaldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Mas Jesus também destaca quem são as pessoas que podem receber esta vida eterna. “Todos os que me deste”, ou seja, todos que se relacionam, que buscam um relacionamento com Deus. A vida em relação é uma benção de Deus. Pois é na relação que conhecemos, crescemos e aprendemos uns com os outros.

' entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt, 7,21) | Palavra de Vida de Junho 2021.

A recompensa vem pelo andar (viver/obras) da pessoa; enquanto a salvação e a justificação do pecador estão relacionadas apenas coma obra de Jesus. Já na eternidade tudo é graça gratuita.

Segundo a Bíblia eternidade significa um tempo sem fim, uma vida que nunca terá fim.

Vida eterna é a expressão usada nas escrituras para definir a qualidade de vida que tem nosso Pai Eterno. O Senhor declarou: “Esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” ( Moisés 1:39 ). Imortalidade é viver para sempre como um ser ressurreto.

Desenvolver a salvação significa se alimentar de Cristo, para que Ele cresça em nosso coração e vença os sentimentos negativos em nós. O que mais nos atormenta é o que está guardado em nosso coração.

Nossa salvação só é possível por meio dos méritos, da misericórdia e da graça de Jesus Cristo. A doutrina de Cristo nos ajuda a entender que, por meio de Sua graça, podemos aprender o evangelho, receber as ordenanças e prosseguir no caminho que conduz à vida eterna.

A salvação é pela graça, através da fé em Jesus. Mas, o que é graça? A graça é um favor, é um presente que nós recebemos sem merecermos. A graça não depende do esforço humano, pois Jesus tudo fez para nós quando morreu na cruz para perdoar os nossos pecados.

Paulo diz que somos justificados pela fé e não pelas obras: “Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça” (Rm 4:5). “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou” (Tt 3:5).

Salvador Jesus, tem piedade de mim, pela intercessão daquela que te trouxe ao mundo, e de todos, ó Jesus, os teus santos, e de todos os profetas; meu Salvador Jesus, torna-me também digno das delícias do paraíso, ó Jesus amigo dos homens.

Obras Espirituais:
4ª Consolar os tristes; 5ª Perdoar as injúrias; 6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; 7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.