O que é nação e etnia?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Você sabe a diferença entre etnia e nação? Nação é uma comunidade de pessoas que normalmente se encontra no mesmo território, enquanto etnia é um grupo que pode estar em locais diferentes mas que mantém a mesma identidade cultural, linguística e/ou religiosa.

Já o povo é constituído pelos habitantes de um território nacional que têm direitos e deveres de cidadania. Etnia é o conjunto de indivíduos que possuem a mesma história (memória, tradições, costumes) e estão inseridos em um mesmo padrão cultural, independentemente da base territorial em que se acham instalados.

Nação, do latim natio, de natus (nascido), é uma comunidade ou sociedade estável, historicamente constituída por vontade própria de um agregado de indivíduos, com base num território, numa língua, e com aspirações materiais e espirituais comuns.

Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes, formando assim, um povo. Uma nação se mantém unida pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

Pátria: 2 país, pátria, terra, território, terra natal. Naturalidade: 3 nacionalidade, local de nascimento, naturalidade, origem, procedência.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

Etnia: significado
Etnia (do grego ethhis, “povo”) é, comumente falando, um grupo de pessoas que têm em comum algumas características socioculturais e biológicas.

Na atual classificação do IBGE, a respeito do quesito "cor ou raça", encontram-se as seguintes categorias: brancos, pardos, pretos, amarelos e indígenas. O IBGE verifica a composição brasileira através de um censo realizado a cada 10 anos. A composição por cor ou raça é verificada pela autodeclaração.

Uma nação é definida pelo conjunto de características culturais, tradições, língua, costumes, entre outros fatores, que formam uma identidade pela qual os indivíduos se identificam e se sentem partes de um grupo. As nações antecedem o Estado e tem um caráter mais subjetivo e humano.

Localiza sua referência no latim como natio, e este se baseia em natus identificado como o particípio passado de nasci, entendido como nascer, sobre uma raiz indo-europeia em *gene, em referência a dar a luz.

A ideia moderna de “nação” surgiu em França no momento da Revolução de 1789. Os revolucionários empregavam o termo « nação » como uma arma política.

Nossa nação é o Brasil, ou seja nossa nação é uma nação brasileira.

O Brasil é considerado um Estado-Nação porque possui um Estado (política, governo e território) alinhados com os aspectos Nacionais (sociedade com uma identidade). Ele é reconhecido por outros países e organismos internacionais, além de ter soberania econômica e política.

Nação significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de união entre si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros.

substantivo feminino Grupo de pessoas que estão ligadas por uma mesma religião, ou por possuirem costumes, origens, tradições em comum; povo: nação muçulmana.

Nome do país: 1 República Federativa do Brasil, Terra do Brasil, Terra Santa Cruz do Brasil, Terra de Santa Cruz, Terra de Vera Cruz, Terra dos Papagaios, Terra Nova, Ilha de Vera Cruz, Pindorama.