O que é mutação V617F?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Trata-se de uma mutação pontual, a substituição de uma guanina por timina (G T) no éxon 14 do gene JAK2, levando à substituição de uma valina por fenilalanina (V F) na posição 617 da proteína codificada (JAK2 V617F).

A mutação somática JAK2 V617F é mutação pontual caracterizada pela troca de uma guanina por uma timina no nucleotídeo 1849 do cDNA no éxon 14 do gene, que resulta em proteína citoplasmática constitutivamente ativa que promove ativação de várias moléculas e vias de sinalização, como a JAK/STAT, PI3K/AKT e RAS/MAPK, ...

O termo "Síndrome Mieloproliferativa Crônica" (SMPC) é usado para descrever algumas doenças que apresentam sinais clínicos e laboratoriais semelhantes resultantes da proliferação descontrolada das células da medula óssea (hemácias, leucócitos e plaquetas).

A troca de um nucleotídeo guanina por uma timina no éxon 14 do gene Janus Quinase 2(JAK2) representa uma mutação que pode ser adquirida e está presente na linhagem mieloide, causando uma ativação constitutiva da Tyrosina kinase, que é responsável por crescimento celular.

Sinais e sintomas da mielofibrose primária
Em muitos pacientes, a mielofibrose é assintomática. Outros pacientes apresentam anemia, esplenomegalia ou, em estádios tardios, mal-estar geral, febre, perda ponderal ou infarto esplênico. Alguns pacientes têm hepatomegalia. Linfadenopatia é rara.

R$603,00

JAK2 GEN (Mutação V617F) - R$603,00 - Labi Exames.

O QUE CAUSA A POLICITEMIA VERA? Ainda não se sabe o que causa, mas a Policitemia Vera acontece devido a uma mutação das células tronco, afetando os glóbulos vermelhos.

Os principais são:

  • Trombocitemia Essencial.
  • Policitemia Vera.
  • Mielofibrose.
  • Leucemia Mielóide Crônica.
  • Leucemia Eosinofílica Crônica.
  • Leucemia Mielomonocítica Crônica (LMMC)
  • Mastocitose Sistêmica.

Sintomas de policitemia vera

  • Fraqueza.
  • Cansaço.
  • Dor de cabeça.
  • Tontura ou sensação de desmaio iminente.
  • Falta de ar.
  • Suores noturnos.
  • Coceira após banho de chuveiro ou banheira.

A Policitemia Vera é uma doença crônica que afeta o sangue. Consiste em um aumento de todas as células sanguíneas, especialmente dos glóbulos vermelhos (eritrocitose). Na maioria dos casos, não há uma causa específica que explique a mutação genética e o diagnóstico é feito através de diversos exames.

O tratamento varia de acordo com o tipo de doença mieloproliferativa crônica diagnosticada e a fase em que ela se encontra. Várias modalidades terapêuticas podem ser utilizadas como: medicamentos, transfusão de sangue, sangrias, quimioterapia, transplante de medula óssea, entre outras.

Enquanto que na mielofibrose, “embora os pacientes possam apresentar sintomas importantes e variados, o quadro clínico é menos exuberante, quando comparado ao das leucemias agudas, e seu manejo se dá ao longo do tempo, sem a necessidade de controle urgente da doença”, o Dr. Sampaio conta.

O único tratamento capaz de curar em definitivo a mielofibrose é o transplante de medula óssea, mas só deve ser considerado se o paciente tiver até 65 anos, não apresentar outros problemas de saúde significativos e a chance de sobrevida for de mais de cinco anos.

O hemograma completo e o esfregaço de sangue periférico podem apresentar alterações significativas. A concentração da hemoglobina pode ser normal, com anemia ocorrendo em cerca de 50% dos pacientes, além de contagem de leucócitos levemente elevada.

A mielofibrose é um distúrbio no qual tecido fibroso na medula óssea substitui células produtoras de sangue, o que resulta na produção de glóbulos vermelhos com formato anômalo, anemia e baço aumentado.