O que é música eclética?

Perguntado por: isales . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

É aquele seguimento que reúne estilos variados, que não está preso a um único conceito, ex: arquitetura eclética, músico eclético, cantor eclético, etc.

O estilo eclético tem tudo a ver com harmonia e a combinação de estilos diferentes, combinando texturas e cores contrastantes para criar uma decoração coesa e linda tem o seu espaço garantido nas opções dos maiores especialistas em design de interiores.

O termo ecletismo denota a combinação de diferentes estilos históricos em uma única obra sem com isso produzir novo estilo. Tal método baseia-se na convicção de que a beleza ou a perfeição pode ser alcançada mediante a seleção e combinação das melhores qualidades das obras dos grandes mestres.

Eclético é aquele indivíduo que gosta e tem opiniões variadas sobre os mais diversos tipos de assuntos no mundo. Trata-se de uma pessoa que não se prende a apenas um estilo de música, comida, filmes, literatura, entre outros, mas que gosta e sente-se satisfeita em consumir de tudo um pouco.

Característica do que é polivalente: 2 versatilidade, polivalência, plurivalência, multivalência, multifuncionalidade.

Um gosto musical eclético significa, em síntese, a qualidade daquele que aprecia/gosta/curte diversos estilos de música, não se limitando a um estilo em específico ou uma uniformidade.

Pontos Positivos de Ser uma Pessoa Eclética
Ela abre a sua visão para conhecer o máximo de coisas possível e, assim, selecionar aquilo que considera bom. Indivíduos com essa personalidade costumam ter uma grande bagagem de conhecimento, porque se permitem conhecer para depois tirar as suas próprias conclusões.

Eclética é o feminino de eclético.

Victor Cousin

No início do século XIX, graças a Victor Cousin (1792-1867), emergiu em círculos franceses uma corrente filosófica denominada ecletismo.

O Ecletismo
Dentro da temática da arquitetura, o termo ecletismo ou eclético faz referência à mistura de estilos arquitetônicos do passado. Nessas obras, é possível perceber uma combinação de elementos que são característicos de estilos diferentes, combinados, conformando um novo estilo arquitetônico.

O Ecletismo é uma atitude do espírito. A existência dessa atitude está relacionada a uma busca da verdade e da beleza sem se submeter a nenhuma doutrina imposta pela tradição, moda ou autoridade. Eclético é aquilo que é formado por elementos escolhidos em diferentes sistemas.

A psicologia é uma área de conhecimento plural. Uma das maneiras de lidar com essa pluralidade é o ecletismo, que pode ser definido como o uso conjunto de linhas teóricas distintas em psicologia, com pressupostos epistemológicos, objeto e métodos de investigação diferentes, para explicar um mesmo fenômeno.

Escreve-se eclético no Brasil, mas em Portugal a grafia é ecléctico. A palavra vem do grego "eklektikós", «que escolhe».

O ecletismo é uma Doutrina religiosa que se cria baseada em sistemas doutrinário de outros, sem ter vida própria.

De acordo com o dicionário Priberam, a palavra “eclético” se refere àquela pessoa que gosta de coisas de natureza diversas e de tendências divergentes.

Também é chamado de texto eclético ou texto minoritário por ser baseado fundamentalmente na minoria dos manuscritos do Novo Testamento atualmente existentes, de Texto-tipo Alexandrino, porém, sendo alguns deles consideravelmente antigos, até do segundo século depois de Cristo.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou verifica, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa: Em quanto tempo? Em quantos dias?