O que é musgo e um ser vivo?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Os musgos são representantes do grupo das briófitas e como tal são desprovidos de vasos de condução e tecidos . São constituídos por caulóides, rizóides e filóides. São plantas criptógamas, isto é, que possui o órgão reprodutor escondido, ou que não possuem flores.

É comum confundir musgos com fungos e até mesmo com algas, pois possuem diversas semelhanças. No entanto, saiba que existem muitas diferenças entre esses seres. Apesar de possuírem uma textura mais espessa e serem, no geral, verdes, bem como surgirem em condições similares, não podem ser confundidos.

Eles se reproduzem por esporos, não possuem flores, frutos, sementes ou raízes. A sua simplicidade os torna adaptáveis e os ajudou a sobreviver ao longo do tempo. Para os musgos se desenvolverem bem, eles precisam apenas de sombra e umidade, já que sobrevivem com água e oxigênio.

Os primeiros musgos fósseis são do Pérmico e são muito semelhantes aos atuais. Embora se desconheça a sua origem filogenética rigorosa, parece não oferecer dúvidas a sua evolução a partir de algas verdes. O ciclo de vida dos musgos, com alternância de gerações, é dominado pela geração gametófita.

Reduza a quantidade de água após um mês, mais ou menos. Porém, tente manter o musgo sempre úmido. Para saber se o musgo está bem estabelecido, tente puxá-lo. Caso ele não se mexa, é porque já está integrado ao solo.

As funções principais do musgo como substrato é fornecer água e nutrientes, permitindo as trocas gasosas da planta, proporcionando também o apoio para melhor crescimento da planta. Ele não pode ser cultivado, é apenas extraído da natureza, na beira de riachos e lagos, onde cresce espontaneamente.

O esporófito demora de 3 a 6 meses a atingir a maturidade.

No total, foram levantados 26.691 registros, representando 868 espécies de musgos. Foram estabelecidas 394 quadrículas, tendo o número de espécies por quadrícula variado de 1 a 235.

Resposta verificada por especialistas
Os animais e as plantas são classificados como pluricelulares porque apresentam milhares de células. Já as bactérias, são seres vivos muito simples que são compostos por uma célula única (unicelulares).

Quando maduros, os esporos libertam-se e espalham-se pelo ar. Se encontrar condições favoráveis, cada esporo germina e gera um novo gametófito; este, ao atingir a maturidade, formará anterídios e arquegônios, completando o ciclo.

Bryophyta

Na natureza, aparece sobre rochas e troncos, retendo água limpa e indicando que o ambiente está saudável. É uma espécie não cultivada, ou seja, que cresce espontaneamente em beiras de riachos e lagos. No Brasil pode ser encontrado em áreas montanhosas, principalmente nos estados das regiões Sul e Sudeste.

Os musgos fazem parte do grupo das briófitas, os vegetais desse grupo tem como característica a ausência de tecidos condutores de seiva, em consequência disso os musgos não atingem grandes alturas. Portanto, os musgos não atingem a grande altura, pois não possuem tecidos condutores de seiva.

Existem cerca de 17.900 espécies de briófitas no mundo, das quais 12.800 são musgos, 5.000 hepáticas e 100 antóceros.