O que é multiplicação 3º ano?

Perguntado por: esiqueira . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 17 votos

A multiplicação é uma das operações básicas da Matemática. A soma sucessiva dos números pode ser representada como uma multiplicação. O resultado da multiplicação é conhecido como produto. Para encontrar o produto entre dois números, utilizamos a tabuada e o algoritmo da multiplicação.

Enfatize que a multiplicação é um atalho. Por exemplo, escreva o número 2 cinco vezes e some-os, para obter 10. Em seguida, mostre que 2 x 5 é, na realidade, a soma de 2 por cinco vezes. Normalmente, quando os alunos aprendem que há um atalho, passam a usá-lo.

Exemplos: 10 x 2 = 20 ou 40 x 3 = 120 ou 2 .
Os números antes do sinal de igual são os fatores, e o valor após o sinal de igual é o produto. A multiplicação nada mais é do que uma soma sucessiva de um dos fatores.

Multiplicar significa expressar o aumento de quantidades, realizamos a multiplicação com a finalidade de reduzir a operação da adição, sendo assim, a multiplicação é uma ferramenta matemática que possibilita a redução de cálculos numéricos da adição.

Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).

Em vez de fazer o processo habitual, basta dobrar o número que você está multiplicando por cada potência de 2 do outro número. Parece complicado, mas é simples: Por exemplo: 12 x 8 é o mesmo que 12 x 2³ ou 12 x 2 x 2 x 2. Então, você consegue achar a resposta dobrando o número 12 três vezes.

Adição de parcelas iguais
A construção das tabuadas de multiplicação pode ser feita através de atividades concretas, jogos, músicas, etc. É muito importante que a criança compreenda e construa as tabuadas para, num segundo momento, memorizá-las.

Os fatores devem ser escritos um embaixo do outro. Normalmente, em cima escrevemos o maior número, aquele que será multiplicado, que se chama multiplicando, e debaixo dele escreveremos o menor número, aquele que indica quantas vezes vai se repetir, que se chama multiplicador.

Multiplicação: É soma consecutiva de números iguais. Divisão é subtração consecutiva de números iguais.

4º ano do ensino fundamental
Além da subtração e a adição, a multiplicação entra nessa fase e a criança aprende a tabuada.

Multiplicação: 4 x 2 = 8 (4: fator ou multiplicando; 2: fator ou multiplicador; 8: produto)

As propriedades da multiplicação dos números inteiros são: comutativa, associativa, elemento neutro e distributiva.

As 5 propriedades da multiplicação são: comutativa, distributiva, associativa, elemento neutro e elemento inverso.

Significado de Multiplicar
Aumentar o número, a quantidade, a intensidade. verbo pronominal Produzir seres semelhantes a si mesmo; reproduzir-se. Desenvolver extraordinária atividade.

Esforçar-se muito para conseguir algo: 2 desdobrar, empenhar-se, dedicar-se, esforçar-se, redobrar-se. Dar origem a: 3 reproduzir, formar, conceber, criar, gerar, engendrar, procriar.

Resumindo, as dicas de como decorar a tabuada são estas:

  1. Aceite as 3 regras básicas.
  2. Domine as Tabuadas de 2, 5 e 10.
  3. Entenda que multiplicação é a soma de um mesmo fator várias vezes.
  4. Copie as tabuadas no caderno para consulta.
  5. Pratique com jogos de tabuada.

Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação.