O que é multinacionais e transnacionais resumidamente?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

As multinacionais – que também são chamadas de transnacionais ou empresas globais – são aquelas companhias que atuam em vários territórios no mundo, tanto com a dispersão de seus produtos entre as mais diferentes populações do planeta quanto com a expansão de suas fábricas para vários países.

Resumo sobre empresas multinacionais
São aquelas que possuem a sede instalada em um país e filiais espalhadas por diversos outros países. São chamadas também de empresas transnacionais. Entre seus objetivos, estão a redução dos custos com o processo de produção e a ampliação da sua margem de lucro.

Empresas Transnacionais são aquelas que possuem filiais fora de seu país de origem, expandindo suas fábricas e marcas de maneira internacional.

As transnacionais são grandes empresas — em muitos casos corporações — que possuem filiais em diversos países, ultrapassando os limites físicos das fronteiras de seus territórios de origem. Transnacional é a empresa que atua em vários países simultaneamente.

Exemplos de multinacionais brasileiras
Podemos citar como exemplos a Petrobras, Vale do Rio Doce, Sadia, Perdigão, Weg, Alpargatas, Gerdau, JBS, Votorantim entre outras. Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo: empresa de automóveis alemã é um exemplo de multinacional que atua no Brasil.

Entre as principais empresas transnacionais brasileiras estão Petrobras, Embraer, Natura, entre inúmeras outras. Tem crescido o número de empresas brasileiras atuando no mercado internacional.

As empresas transnacionais concentram um poder capaz de influenciar governos nacionais e condicionar relações entre países. Em razão do poderio econômico das transnacionais na economia global, é cada vez mais difícil para governos para governos estabelecer regras para a atuação dessas empresas.

A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.

O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.

As empresas multinacionais estabeleceram um marco histórico no capitalismo, pois superaram em poder os Estados-nação e deram início a uma nova configuração da economia mundial, em que a dimensão predominante passa a ser a da mobilidade da produção dos bens e serviços, além de contribuírem para amadurecimento da ...

Algumas empresas multinacionais de destaque são, por exemplo: Apple, Samsung, Sony, Meta, Microsoft, Peugeot, Dell, Johnson & Johnson, NVIDIA e Saudi Aramco. Quais são as empresas multinacionais brasileiras? As principais empresas multinacionais brasileiras são, por exemplo: Gerdau, Vale, Itáu, Suzano e Weg.

O termo multinacional vem sendo substituído gradualmente por transnacional, pois este representa melhor as características das novas corporações globais. Basicamente, são grandes corporações que se expandem para diversos territórios no mundo em busca de mercados consumidores, energia, matéria-prima e mão-de-obra.

A globalização intensificou as relações comerciais, sendo assim, muitas empresas passaram a instalar filiais em outros países, as chamadas transnacionais. Fruto da economia globalizada, as transnacionais são empresas que atuam em diferentes países do planeta.

Um estado multinacional é um estado soberano que abacar dois ou mais estados ou nações, em oposição a um um estado-nação, onde uma única nação (comunidade étnico-linguistica) representa a maior parte da população.

A presença de empresas transnacionais tem causado enormes danos em muitas comunidades, especialmente a perda de territórios, da cultura e do patrimônio natural, sendo o maior deles a poluição do meio natural em decorrência destas atividades depredadoras do meio ambiente e geradoras de inúmeros conflitos socioambientais ...

Em cada setor foram relacionadas as 10 maiores empresas, com base no patrimônio, capital social e faturamento. Da união desses três conjuntos resultou uma média de quase 14 empresas, somando um total de 318 empresas. Destas, 8 são governamentais, 177 nacionais privadas e 133 subsidiárias de multinacionais.

Ambev

Gente Ambev: a trajetória da “gestão do trabalho” que levou a primeira multinacional brasileira ao centro do capitalismo mundial.

A importância fundamental foi participar da abertura de mercado, aportando capital financeiro e apoiando o desenvolvimento do capital intelectual local, gerando empregos e capacitando pessoas. Foi também criar um ecossistema de empresas fortes, de diversos tamanhos e que segue gerando riquezas.

AS GRANDES CORPORAÇÕES E AS TRANSNACIONAIS
Os países onde são instaladas suas filiais oferecem uma série de vantagens que reduzem o custo de fabricação das mercadorias, como mão de obra e matérias- primas baratas. Em troca, as transnacionais oferecem emprego e geração de renda local.

As multinacionais – que também são chamadas de transnacionais ou empresas globais – são aquelas companhias que atuam em vários territórios no mundo, tanto com a dispersão de seus produtos entre as mais diferentes populações do planeta quanto com a expansão de suas fábricas para vários países.

Ao instalar filiais nesses países, as transnacionais se beneficiam com mão de obra barata, incentivos fiscais, abundância de matérias primas, doação de terrenos, etc. Por outro lado, os países subdesenvolvidos aumentam a geração de emprego e se industrializam.