O que é mulambo no candomblé?

Perguntado por: irezende8 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Mulambo, ou molambo, significa farrapo, e é um termo de origem angolana. Mulambo surgiu inicialmente com os escravos, na época da escravatura, e depois começou a ser usado com um sentido pejorativo, para designar uma pessoa suja, mal arrumada.

Maria Mulambo ou Maria Molambo é uma falange de pombajiras da Umbanda e da Quimbanda. Entre as oferendas mais comuns para a entidade, estão sete rosas, o marafo e saia de cetim. Entre as diversas sub-falanges estão: Maria Mulambo das Almas - Linha de Oyá/Iansã

Os que carregam Maria Mulambo, são pessoas de personalidade forte, assim como ela. Nada passa escondido ou batido, falam sem papas na língua oque pensam. Mulambo trás aos seus protegidos, uma intuição muito aguçada, por isso, dificilmente, eles erram em algum palpite ou alguma sensação sobre algo.

Os que carregam Maria Mulambo, são pessoas de personalidade forte, assim como ela. Nada passa escondido ou batido, falam sem papas na língua oque pensam. Mulambo trás aos seus filhos uma intuição muito aguçada, por isso seus filhos dificilmente erram em algum palpite ou alguma sensação de algo.

A mais conhecida de todas é, sem dúvidas, Maria Padilha, que segundo consta foi uma rica cortesã no século XIV, amante de sete homens.

O que é Mulambo:
Mulambo era utilizado pois os escravos usavam roupas maltrapilhas, sujas, velhas, e mesmo após o fim da escravidão algumas palavras das raízes africanas se mantiveram, como mulambo.

O termo “mulambo” é historicamente usado por torcidas de Vasco, Fluminense e Botafogo para "inferiorizar" o arquirrival Flamengo, apesar de um contexto de preconceito racial que remete aos tempos da escravidão.

Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e traga (A.P.S.O) pra mim. E pedindo assim: Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para mim (A.P.S.O.)

Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas". Ao morrer, segundo a Umbanda, essas mulheres se transformam em entidades espirituais que retornam para evoluir ajudando os outros.

Costuma vir acompanhada de Exus de Calunga, mas nem sempre, isso depende da atuação da entidade no caminho do médium. Costuma ser companheira de Exu Tiriri, Exu Marabô, Exu Tranca Ruas, Exu Caveira, Tata Caveira, João Caveira, Sete Cova, Sete Sombras, Exu Capa Preta, etc.

Maria Mulambo mostra-se sempre linda, bela, feminina, carinhosa, delicada, elegante e muito encantadora. Gosta de cigarros, cigarrilhas de ótima qualidade, bebidas suaves (vinhos doces, licores, champanhe rosé) . O brilho, o luxo, o destaque também lhes atrai muito.

Sagitário: Pomba Gira Rosa Caveira, muito leal às nascentes deste signo quando o assunto é negócios e dinheiro. Coloca os sagitarianos em elevado grau social. Sua ausência pode provocar ciúmes excessivos e esforços sem reconhecimento. Capricórnio: Pomba Gira Maria Farrapo das sete almas, ela é sua guardiã.

Então, ela ficou conhecida em Versalhes como Maria Lambeaux. E a Maria Lambeaux, que hoje a gente conhece como Maria Mulambo, aqui no Brasil, era uma pessoa muito boa.

Enquanto fazia seus trabalhos de caridade, junto dos povoados mais pobres do reinado, Maria Mulambo acabou por conhecer um rapaz apenas dois anos mais velho que ela, mas com 3 filhos e viúvo.

Essa Pombagira tem o visual mais diferente entre todas, pele vermelha e uma postura exageradamente erotizada. Ela é muito popular por suas imagens de gesso e resina que são facilmente encontradas nas casas de artigos religiosos (geralmente na entrada onde as pessoas depositam moedas).

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”