O que é móvel e imóvel?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Bens móveis são tudo que é seu sem ser um imóvel, casa, terreno, apartamento, etc, exemplo de bem móvel; carro, TV, telefone, etc. Bem imóvel se refere a Imóveis ou seja, casa, apartamento, terreno, galpão, etc.

O que são bens móveis? Bens móveis são aqueles que podem ser movimentados de um lugar para outro (por movimento próprio ou força alheia) sem dano à sua estrutura. São exemplos de bens móveis: dinheiro, máquinas, equipamentos, carros, estoques de mercadorias e ações de companhias.

As móveis permitem a movimentação de um osso em relação ao outro, diferentemente das imóveis, que não permitem tais movimentos. O esqueleto pode ser dividido em duas porções principais: o esqueleto axial e o apendicular.

São bens móveis por natureza aqueles suscetíveis de movimento próprio ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social (art. 82 do Código Civil).

Os materiais destinados a alguma construção, enquanto não forem empregados no prédio ou edifício, não são considerados bens móveis.

Mas afinal, quem devo procurar para saber se tem um imóvel em meu nome? Embora pareça não ser uma tarefa fácil, é possível saber se existe alguma casa, apartamento ou terreno registrado em seu nome. Para isso, é preciso emitir uma certidão negativa de propriedade imobiliária em um cartório de registro de imóveis.

Bem móvel (Art. 84): Materiais novos ou usados destinado em obra diversa, enquanto não forem empregados. Bem imóvel (Art. 81, II): Materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem.

Imóveis urbanos; Imóveis rurais; Imóveis fronteiriços; Imóveis de propriedade da União.

Os bens móveis podem ser classificados como por natureza, por antecipação e por determinação legal. Por natureza - engloba os semoventes (animais) e os seres inanimados que podem ser movidos por força alheia (lápis, por exemplo) O bem móvel por natureza é sempre uma coisa corpórea.

Bem Patrimonial é aquele chamado bem permanente que, por possuir maior durabilidade e valor, controla-se por regulamento de gestão patrimonial. Os bens patrimoniais podem ser móveis ou imóveis. São exemplos de bens patrimoniais móveis: mesas, cadeiras, computadores, veículos, equipamentos de alto valor agregado.

Bens móveis são os bens corpóreos que podem ser deslocados de um lado para o outro (por exemplo: automóveis, joias etc.) Bens imóveis são aqueles que possuem situação fixa, ou seja, não podem ser deslocados de um lado para o outro (por exemplo: terrenos, edificações, plantações etc.)

Na Física, móvel é todo e qualquer corpo que muda de posição com o decorrer do tempo.

Bens Imóveis
São imóveis os bens que não podem ser retirados de seu lugar natural (solo e subsolo) sem destruição ou dano, ou seja, aqueles que, para serem deslocados, terão de ser total ou parcialmente destruídos (pois são fixos ao solo). Ex.: árvores, edifícios, terrenos, construções, etc.

Em se tratando de bem móvel, a propriedade se prova com a posse e a transmissão do domínio se dá pela tradição, conforme disposição expressa do artigo 1.267 do Código Civil .

O que são bens imóveis? O imóvel é um bem que não se pode ser movimentado, sem mudar a sua essência, ao contrário de um bem móvel, que pode ser movimentado sem mudar a sua essência ou que possui um movimento próprio. O conceito de que é apenas o bem que não se movimenta sozinho.

1. MODOS DE AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE MÓVEL

  • 1.1 Ocupação: Trata-se de um modo originário de aquisição de propriedade onde se apropria de coisas que não possuem dono pelos motivos abaixo: ...
  • 1.2 Achado do Tesouro. ...
  • 1.3 Especificação. ...
  • 1.4 Confusão, comissão e adjunção. ...
  • 1.5 Usucapião. ...
  • 1.6 Tradição.

Eles podem ser divididos em:

  • Bens de consumo: destinados à satisfação de necessidades, podendo ser duráveis, como os imóveis, ou não-duráveis, como os alimentos;
  • Bens de capital: servem para provocar o surgimento de novos bens, como equipamentos, maquinários, edifícios etc.

Os Bens Móveis obtidos por transferências devem ser reconhecidos inicialmente pelo seu valor contábil líquido registrado na unidade de origem, na data da transferência. O bem deve ser registrado no sistema de controle patrimonial pelo seu custo de aquisição e sua depreciação acumuladas separadamente.