O que é motor flex?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 30 de maio de 2023
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O nome vem exatamente da flexibilidade de utilizar dois tipos de combustível. Esse tipo de motor possui sensores na injeção eletrônica que identificam se o veículo foi abastecido com gasolina ou etanol, bem como a porcentagem de cada combustível em caso de mistura.

Verifique o número de identificação do veículo
A maioria dos veículos flex tem uma designação apontada pelo oitavo caractere, o que confirmar essa informação. Esse código é diferente para cada marca e modelo. Se os dígitos coincidirem, você terá a certeza que seu carro possui um motor flex.

Flex ou flexível, o termo apareceu com a criação do veículo flex, àquele que pode ser abastecido com tipos diferentes de combustível, sendo ele equipado com um motor de combustão interna a quatro tempos.

Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km.

A questão é: qual o melhor combustível para o meu carro flex? Carros flex foram projetados para queimar álcool, gasolina ou qualquer mistura desses combustíveis. Então você pode colocar qualquer um deles, em qualquer proporção no tanque, e ser feliz.

Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.

Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é um combustível mais eficiente que o etanol, pois, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor, ou seja, melhor é seu desempenho.

Vou repetir pela milésima vez: o carro flex foi projetado para receber qualquer combustível, seja ele etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. O motorista pode colocar 20% ou 30% de gasolina no etanol, ou vice-versa, tanto faz.

Embora a gasolina dure por mais tempo em comparação com o etanol, ela também é mais cara. E em um cenário de consecutivos aumentos no preço do combustível, é muito importante saber como economizar nessas horas.

Motores turbodiesel ainda são mais eficientes que os motores flex. Um tanque de diesel rende muito mais, mas também pesa muito mais no bolso quando o assunto é o custo por quilômetro rodado. Sai mais barato rodar com etanol ou gasolina no Brasil, hoje.

É importante lembrar que a mistura incorreta de gasolina e etanol pode prejudicar o desempenho do motor e até mesmo danificar o veículo. Portanto, certifique-se sempre de usar a proporção correta recomendada pelo fabricante.

Pessoa (homem ou mulher) que joga para os dois lados (bissexual).

Há 20 anos, pouco a pouco, os carros começaram a estampar novos emblemas: Total Flex, FlexPower, Econoflex ou simplesmente Flex. Cada marca tinha uma forma de avisar que aquele carro poderia usar gasolina, etanol ou a mistura desses dois combustíveis em qualquer proporção.

Veículo flex (em inglês: flexible-fuel vehicle -FFV-) ou veículo de combustível duplo (em inglês: dual-fuel vehicle) está equipado com um motor de combustão interna a quatro tempos (Ciclo Otto) que tem a capacidade de ser reabastecido e funcionar com mais de um tipo de combustível, misturados no mesmo tanque e ...

A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km. Muitos consumidores preferem comprar um carro com menos quilômetros rodados porque pensam que isso é sinônimo de bom estado de conservação.

Tem um sistema avançado de sobrealimentação de baixa inércia que garante uma resposta mais rápida do propulsor, menor consumo de combustível, mais confiabilidade e uma dirigibilidade aprimorada.

A recomendação dos especialistas é que, ao trocar de um combustível para o outro, deve-se rodar cerca de 5 quilômetros antes de desligar o motor. Assim, quando for dar a partida, a central já saberá com que combustível está lidando.

Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.

De maneira geral, é possível dizer que a aditivada limpa o motor a longo prazo, enquanto a gasolina comum não. Mas, a gasolina aditivada não aumenta o desempenho do carro, uma vez que isso se relaciona ao grau de octanagem e não a esses componentes adicionais.

Em tese, se fossemos comparar reais por conteúdo energético, a gasolina deveria ser 30% mais cara do que o etanol. Essa é uma relação adequada”. Ou seja, aquela famosa fórmula de dividir o preço do etanol pelo da gasolina é válida. Se o resultado dessa divisão for maior que 0,7, é mais vantajoso abastecer com gasolina.