O que é motivo 57 no banco?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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O código 57 não autorizado significa que a administradora do cartão não liberou a transação por algum motivo, dentre os quais estão falta de limite ou saldo, senha bloqueada ou valor muito elevado da compra.

A falta de atenção ao digitar os dados de uma transação é o principal motivo pela qual um DOC é devolvido. Essa é uma atribuição do cliente que irá fazer a transferência e, como já dissemos aqui no blog, caso os dados estejam incorretos, será cobrada tarifa normalmente, mesmo que a transação não seja efetuada.

Contudo, o cheque pode ser devolvido por diversos motivos. Um deles é o motivo de devolução 61 que indica Emissão indevida. Conforme definido pelo Banco Central, o código 61 corresponde a Papel não compensável.

O código 57 não autorizado significa que a administradora do cartão não liberou a transação por algum motivo, dentre os quais estão falta de limite ou saldo, senha bloqueada ou valor muito elevado da compra. Como resolver o erro 57? Em caso de cartão bloqueado, é preciso entrar em contato com o banco.

“Transação não autorizada. Por favor, verifique os dados digitados. Caso o erro persista, peça para seu cliente entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão”. O código de erro 57 indica que o cartão de crédito está bloqueado para uso.

E quanto ao erro do “Desfazimento não permitido”? O erro “desfazimento não permitido” tem aparecido em algumas transações, principalmente que se utilizam do sistema InfinitePay. A empresa não indicou exatamente o que ele significa, mas está relacionado a algum tipo de impedimento relacionado aos dados do cartão.

O que fazer quando o cartão dá não autorizado? O cliente deve entrar em contato com a administradora de seu cartão, podendo, em alguns casos, fazer isso pelo aplicativo e, ao vendedor, cabe ser paciente, orientar o cliente e oferecer alternativas para o pagamento.

Se a maquininha deu erro ou código 51 na hora de passar o cartão, significa que o problema está relacionado com o banco do cliente. Neste caso, explique e fale para procurar o emissor. Para não perder a venda, ofereça outros meios de pagamento, como Pix, Link de Pagamento ou QR-Code, que usam apenas o celular.

Transferências via DOC podem demorar até dois dias úteis para cair na conta. Após esse prazo, se o valor não cair, sugiro que entre em contato com o banco.

DOC – A devolução acontece no mesmo prazo de compensação, sendo assim, a devolução de um DOC (Documento de Ordem de Crédito) pode demorar até 2 (dois) dias úteis subsequentes, mas, normalmente, é devolvida no dia útil seguinte ao envio.

Um DOC ou TED só é efetivado com sucesso caso o nome do banco, agência, conta e o CPF/CNPJ estejam corretos; Se a conta estiver em CPF ou CNPJ diferente do informado na transferência o valor será estornado; O estorno de TED por divergência nos dados é feito em poucas horas após a transferência.

Motivo 72: Contrato de Compensação encerrado.

Cheque Motivo 33: Divergência de endosso Cheque Motivo 34: Cheque apresentado por estabelecimento que não é o indicado no cruzamento, sem o endosso-mandato.

Devolução por prescrição
Na prescrição o motivo assinalado é o de número 44, classificado como "apresentação indevida". Neste caso o cheque não pode ser descontado ou depositado pelo beneficiário, ocorrendo a devolução por parte do banco.

R59 - Aumento de volume dos gânglios linfáticos.