O que é motivação na vida pessoal?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

A motivação pessoal é um elemento que dá energia ao indivíduo para cumprir com suas tarefas, perseguir seus objetivos e transformar ideias em ação. Só por essa breve descrição, podemos notar que ela é essencial, não apenas para no âmbito profissional, mas para nossas vidas de maneira geral.

“Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o comportamento”. “Motivação é uma energia que aciona e direciona o comportamento”. “Impulso é uma energia que aciona e direciona o comportamento”.

Entre os fatores motivacionais escolhidos estão: reconhecimento, comprometimento, responsabilidade, crescimento, autonomia e realização.

O que é motivação

  • O que motiva você
  • Dinheiro.
  • Reconhecimento.
  • Tarefa realizada.
  • Poder.
  • Apreciação.
  • Autonomia.
  • Propósito.

Aprenda 6 técnicas poderosas para aumentar a motivação

  1. Defina as suas metas.
  2. Acredite no seu potencial.
  3. Analise os seus hábitos.
  4. Comemore mesmo as pequenas vitórias.
  5. Aprenda com os erros.
  6. Comece hoje.

A palavra “motivação” trata de qual é o impulso interno do indivíduo que o leva à ação, ou o que o coloca em movimento. Assim, a carta de motivação deve ser o documento onde o candidato explica seus motivos para se interessar pela a oportunidade em questão.

Os três elementos-chave em nossa definição são intensidade, direção e persistência. Intensidade se refere a quanto esforço a pessoa despende. Este é o elemento a que mais nos referimos quando falamos de motivação.

1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade; 2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais; 3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertença.

A motivação é de dois tipos:

  • Motivação intrínseca.
  • Motivação extrínseca.

As personalidades das pessoas podem variar de acordo com o tipo de motivação que é mais eficaz em inspirar a sua conduta.

  • Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:
  • INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. ...
  • MEDO. ...
  • CONQUISTA. ...
  • CRESCIMENTO. ...
  • PODER. ...
  • SOCIAL.

Você pode ter como paixão, viajar, praticar algum esporte, cantar... Em alguns casos, é possível fazer a paixão dar “match” com o trabalho. E é excelente que faça o possível para isso acontecer.

A motivação é o que impele os indivíduos para ação, ou seja, o que os leva a ir em busca de seus objetivos. Está ligada à intensidade dos esforços e à persistência para a conquista de metas e desejos.

Uma das grandes forças que nos move a agir é contribuir com algo que tenha um significado maior do que nós mesmos. Quando o que fazemos tem um impacto positivo para outras pessoas.

Existem aqueles que se movem pela inovação, pelo desafio; outros, pelo prazer em ajudar ou para fazer a diferença. Alguns se sentem motivados por poder se dedicar à sua família ou simplesmente sonhar após um longo dia de trabalho.

O princípio da motivação é decorrência do Estado Democrático de Direito, determinando que os agentes públicos, ao decidir, apresentem os fundamentos que os levarem a tal posicionamento. Assim, apesar de não constar expressamente, ele decorre da interpretação de diversos dispositivos constitucionais.

Como desenvolver a automotivação

  1. Crie metas a médio e longo prazo. ...
  2. Organize seu dia a dia. ...
  3. Desenvolva inteligência emocional. ...
  4. Priorize o que é mais importante. ...
  5. Tenha um propósito. ...
  6. Crie pequenas “premiações” para você

As ações motivacionais têm o objetivo de investir nas pessoas, ajudando com o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários. Com essa política, a empresa demonstra que se preocupa com cada indivíduo que faz parte das equipes.

A importância da motivação pessoal no cotidiano das pessoas
Além de ser uma forma de se inspirar a perseguir novas conquistas, a motivação pessoal pode ser um ótimo escudo para proteger a autoestima e os sentimentos pessoais do stress que a dura rotina diária acaba por causar.

Todas as emoções sejam elas positivas — felicidade, alegria, satisfação — ou negativas — raiva, tristeza, angústia — estão intimamente ligadas ao desenvolvimento de alguma motivação ou desejo. O fundamento da emoção tem um aspecto motivacional de dois fatores, são eles: Estímulo apetitivo.

O comportamento motivacional é explicado pelas necessidades humanas, em que o resultado dos estímulos que agem sobre os indivíduos leva à ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, resultante do exterior ou proveniente do próprio organismo, designando-se por ciclo motivacional.

8) O que te motiva de verdade? Conte sobre seus últimos desafios profissionais e como isso te motivou para alcançar seus objetivos. Exemplo: vontade de crescer, de ser líder, seu plano de vida.