O que é motivação Cortella?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Mário Sérgio Cortella – Antes de tudo, é preciso distinguir motivação e incentivo. Motivação é aquilo que move, que movimenta, como um motor. É, portanto, algo interno, precisa estar dentro de nós. É possível incentivar outra pessoa, dar estímulos.

Pensador afirma que o conhecimento científico aumenta o repertório de soluções de uma nação. Para o filósofo, escritor e palestrante Mario Sergio Cortella, a ciência desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer nação que almeje dar a seus cidadãos uma vida mais sofisticada.

Uma pessoa pode até ser mochileira, mas ela já tem condições prévias que a tornam uma mochileira com menos transtornos do que como seria de outro modo. O senhor diz frequentemente que, para fazer o que se gosta, é preciso fazer uma série de coisas das quais não se gosta.

Felicidade não é algo em que você, ao desejar, ao atingir, senta, repousa, relaxa e pode se deleitar. Há pessoas que dizem: “Um dia eu vou ser feliz”, e eu digo: nunca o será. Afinal de contas, a felicidade não é um ponto futuro.

Janete Leão Ferraz é atriz, escritora, roteirista e palestrante.

Viver pressupõe aprendizado e muita coisa que se aprende precisa de método. A determinação de razões e senões não deixa de ser um método para estabelecer sentidos à vida. Dos vários modos que existem para aprender a viver melhor, um dos que mais aprecio é a escrita. Para escrever, é preciso pensar.

O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego.

Uma relação de amor é uma relação de afeto e de cuidado recíprocos que teve, sim, a paixão como ponto de partida.

A frase de Benjamin Disraeli é um chamado para que você e eu lembremos: não há tempo para desperdício de vida.

Felicidade é sempre episódica. É você sentir a vida vibrando, seja num abraço, seja na realização de uma obra, seja numa situação em que seu time vence, seja porque algo que você fez deu certo, seja porque você ouviu algo que quis ouvir…. É claro que aquilo não tem perenidade.

Para ele, a felicidade é um processo de construção histórica que depende de nossas escolhas feitas durante a vida, e cita: “não acredito em destino, acredito em esforço, em construção", afirma Leandro. Karnal também comenta sobre a relação entre a alegria e a tristeza.

Referência Bibliográfica: CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra?: Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 24 Petropolis: Editora Vozes, 2015, 141 p.

a mediocridade é quando você ou eu podendo fazer o nosso melhor. a gente reduz e faz apenas o possível que é menos o que pode ser feito. por exemplo quando a gente ela menino ou menina e chegava em casa.

Hoje, com 55 anos, é professor universitário de educação, conferencista em instituições públicas, empresas e ONGs, comentarista em vários órgãos da mídia e autor de 10 livros, que prefere chamar de "provocações filosóficas."

Um avalizador que já leu mais de 10 mil livros para poder nos tranquilizar que a vida que vale a pena é a imperfeita, que a gente vale menos pelo que sabe e mais pelo que não sabe.