O que é mosto num cacho de uva?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O mosto — sumo que ainda não passou pelo processo de fermentação — proveniente do esmagamento das uvas frescas é separado das cascas e das sementes por meio da prensagem. Entretanto, essa etapa só é realizada na elaboração de vinhos brancos. Os vinhos rosés e os tintos não passam por essa fase.

Mosto é um líquido açucarado que pode ser fermentado. Para o preparo dos mostos devem ser tomados alguns cuidados no tocante à concentração de açúcares totais e sua relação com sólidos solúveis, acidez total e pH.

A filtração do mosto primário dura apenas 10 minutos e é efetuada até atingir um nível de mosto de cerca de 10 cm acima dos tubos de filtração superiores. Por meio disto evita-se a formação de uma resistência muito grande do bagaço. A água de lavagem do bagaço é introduzida uma vez por cima e por baixo.

A fervura é fundamental para esterilizar o mosto, isomerizar os alfa ácidos e para fazer com que compostos voláteis evaporem. É um processo que não pode ser negligenciado e o erro no tempo ou na temperatura pode prejudicar toda produção.

Sumo ou suco que se obtém após espremer a uva. A palavra Mosto é muito usada na bíblia no antigo testamento.

Mosto Concentrado Retificado (MCR) é um xarope não caramelizado de glicose e de frutose, elaborado a partir do suco de castas de uvas autorizadas. É obtido pela desidratação parcial de mosto de uva, submetido a tratamentos autorizados de desacidificação e de eliminação de outros componentes, com exceção do açúcar.

Sumo que corre das uvas antes de serem pisadas, e pela simples pressão. Etimologia (origem da palavra mosto). A palavra mosto deriva do latim “mustum,i”, com o sentido de vinho doce.

Em um prazo de 30 dias, pode haver clarificação e formação de álcool, ésteres, aldeídos que resultam nas qualidades mais apreciadas do vinho: cor, transparência, sabor e aroma.

A fermentação é uma etapa fundamental no processo de produção de vinhos. Ela ocorre quando as leveduras que estão presentes no mosto de uva (ou seja, o “suco” que as frutas liberam depois de serem esmagadas) transformam os açúcares em álcool e dióxido de carbono.

O processo de separação da parte sólida e líquida do mosto é conhecido como descuba. Esse processo é realizado quando o mosto atinge uma densidade de 20/20ºC de aproximadamente 1.010. Inicialmente, deve-se interromper as remontagens um dia antes da descuba, para favorecer a separação do mosto.

Feito do suco extraído das uvas, o suco de uva integral não possui álcool, pois não passou pelo processo de fermentação do açúcar e agentes biológicos que transformam a glucose em álcool, ou seja, o processo é mais curto, porém, passa por outras etapas para garantir a segurança e qualidade da bebida ao ser consumida.

Resfriamento e whirlpool
Resfriar o mosto de maneira mais rápida possível: é isso que vai ajudar a formar o trub necessário no fundo da panela. O trub nada mais é do que partículas que se formam durante o processo de produção. Por isso, é importante fazer um bom whirlpool.

Porém, são processos bastante diferentes. Enquanto na fermentação temos apenas duas fases (glicólise e fermentação), na respiração anaeróbia temos glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória (semelhante ao que ocorre na respiração celular aeróbia).

Mosto é o produto obtido pelo esmagamento ou prensagem da uva fresca, um líquido turvo rico em açúcar que serve como substrato para elaboração do vinho. O termo mosto é utilizado na indústria do vinho para o líquido não fermentado. Após a fermentação o líquido passa a ser chamado de vinho.

Caso o pH fique acima de 5,4 você pode adicionar ácido lático para baixar o pH para a faixa de 5,3. Caso o pH fique abaixo de 5 você pode subir o pH usando soda caustica alimentícia (esta situação é muito rara, o mais comum é o mosto ficar com pH acima de 5,4). Um dica importante: nunca coloque o ácido direto no mosto.

A recirculação do mosto é uma filtragem feita após o processo de brassagem. Serve para clarificar o mosto e eliminar as partículas sólidas que sobraram do processo anterior.

15 minutos

1) Em banho-maria: encha uma panela grande com bastante água e coloque com cuidado o vidro e a tampa. Leve ao fogo alto e deixe ferver por, no mínimo, 15 minutos.

O que você pode fazer para corrigir a densidade do seu mosto? Uma opção é você ferver por mais alguns minutos o seu mosto, monitorando sempre a densidade enquanto o mosto ferve. Isso vai gerar uma maior evaporação da água do mosto, aumentando sua densidade até chegar ao valor esperado (nesse exemplo 1.054).

A etapa da fervura pode ser feita de duas maneiras: utilizando uma caldeira, mantendo a temperatura à 100°C por um tempo de 60-90min. sob pressão atmosférica e com um gasto energético razoavelmente alto; ou utilizando trocadores de calor à 140°C por 4min.

Então nesse sistema a hora terceira correspondia a um horário próximo às nove horas da manhã; a hora sexta significava algo em torno do meio-dia; e a hora nona dizia respeito às três horas da tarde. A hora undécima da parábola de Jesus dos trabalhadores da vinha, correspondia às cinco horas da tarde, aproximadamente.