O que é morte por edema pulmonar?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

O edema pulmonar é uma condição caracterizada pelo acúmulo de líquido no interior dos pulmões. Ele ocorre com mais frequência quando o coração encontra dificuldade para bombear o sangue, aumentando a pressão do sangue no interior dos pequenos vasos sanguíneos dos pulmões.

Além da classificação, o edema pulmonar também é conhecido por tipos distintos, conforme a gravidade da situação a qual os pacientes são acometidos. O edema pulmonar agudo, por exemplo, tem início súbito e pode afetar as pessoas com históricos de distúrbios cardiovasculares, portanto, exige emergência médica.

Edema pulmonar pode levar à morte? Sim, o edema pulmonar é um quadro que pode levar à morte do paciente.

“Quando isso ocorre, o paciente apresenta sintomas como falta de ar, sudorese excessiva, ansiedade, inquietação ou sensação de apreensão, sensação iminente de morte, dificuldade para respirar que piora quando deitado, sibilos ou suspiros, palpitações e dor no peito”, explica o dr. Ganem.

Sinais e sintomas do edema pulmonar
Pacientes com edema pulmonar desenvolvem dispneia intensa, inquietação e ansiedade, além de sensação de sufocação. São comuns tosse possivelmente produtiva com expectoração sanguinolenta, palidez, cianose, diaforese intensa; alguns pacientes espumam pela boca.

Como é feito o tratamento
O tratamento para edema pulmonar deve ser iniciado o mais rápido possível, no hospital, com uso de máscara de oxigênio e remédios diuréticos diretamente na veia, como a furosemida, para aumentar a quantidade de urina e eliminar o excesso de líquidos nos pulmões.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Monitorização dos sinais vitais; administração de oxigenoterapia e de medicações (opiáceos, diuréticos e digitálicos); Manutenção de via venosa pérvia com gotejamento mínimo, evitando sobrecarga volêmica; Monitorização do fluxo urinário.

Aos solicitantes deve ser orientado que estimule o repouso absoluto do paciente em posição sentado e, se possível, com os membros inferiores pendentes, diminuindo, assim, o retorno venoso. Deve-se solicitar também o afrouxamento das vestes e que não seja realizada nenhuma ingestão oral. repetida a cada 05 minutos.

Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema

  1. Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
  2. Beba água. ...
  3. Evite alimentos ricos em sódio. ...
  4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
  5. Esticar as pernas para cima. ...
  6. Procure orientação médica.

Utilização de morfina em pacientes com edema agudo de pulmão cardiogênico (benefício por diminuição do esforço e do trabalho respiratório, vasodilatação venosa e arteriolar) com atenção para a possibilidade de depressão respiratória (particularmente em idosos, em portadores de doença pulmonar crônica e em casos de ...

Diagnóstico de derrame pleural
O diagnóstico do derrame pleural tem como base o exame físico do paciente, radiografia de tórax e os resultados dos exames de sangue do líquido pleural, se necessário com toraconcentese (retirada do líquido por meio de punção) para realização de biópsia.

Edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano. Existem diferentes tipos de edema, sendo que alguns podem ser mais graves, como o edema cerebral.

A cura para água no pulmão é tratar a sua causa, afirma o Dr. Carlos Jardim – logo, há um tratamento específico a depender do que levou ao quadro. Mas, no caso de água no pulmão devido a pneumonia, a infecção no pulmão é que deve ser tratada.

Em pacientes que têm o lado esquerdo do coração comprometido, uma crise de pressão alta pode levar a um edema pulmonar. Nesses pacientes, o coração pode não conseguir vencer uma crise hipertensiva. Diante disso, desencadeia a elevação aguda da pressão intrapulmonar, com consequente extravasamento de líquido.

A nitroglicerina é usada no tratamento do edema pulmonar para reduzir a pressão de sangue que entra no coração. O nitroprussiato é usado no tratamento do edema pulmonar para diminuir a pressão de sangue que sai do coração.

Como já mencionado, o diagnóstico é essencialmente clínico, a partir da história e do exame físico. Porém, é válido salientar a necessidade da avaliação de exames complementares como o ECG, que é um exame fundamental na síndrome coronariana aguda (SCA) e para detectar presença de arritmias.

Vale ressaltar que o derrame pleural e o edema pulmonar (água no pulmão) são problemas de saúde distintos. Enquanto o primeiro é caracterizado pelo acúmulo de líquido no espaço entre as pleuras, o segundo é definido pela acumulação de líquido dentro do pulmão em si.