O que é moradia oriental?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A decoração oriental, em especial a japonesa, valoriza os cômodos abertos, normalmente conectados pelos painéis de Shoji. Eles são portas de papel de arroz e bambu (substituído por outras madeiras, em alguns casos) que fazem as vezes de parede em muitas casas japonesas.

As casas nas áreas ruais, por exemplo, tinham geralmente um andar, eram construídas com madeira e erguidas por colunas. Elas tinham uma área com piso de terra recalcada (doma) onde as pessoas cozinhavam e uma área de piso elevado de madeira onde as pessoas dormiam.

Eles possuem o rosto mais arredondado, assim como seus traços. Os olhos são mais puxados do que os dos japoneses. O nariz é mais achatado e o dorso nasal, maior. A boca deles é mais carnuda do que a das outras etnias.

A expressão mundo oriental se refere às diversas culturas ou estruturas sociais e sistemas filosóficos da Ásia; ou ao que está geograficamente a leste da Europa. A expressão geralmente não é usada fora do mundo ocidental, uma vez que abrange uma região enorme, variada, complexa e dinâmica, difícil de generalizar.

Conhecido por sua alta durabilidade e uso em diversos ambientes, o papel de parede estilo oriental é confeccionado a partir de fibras e minerais. Os tipos de papel de parede estilo oriental mais utilizados são o Mica, o Fusamá e os metálicos; todos com trama confeccionada a partir de fibras naturais raras.

A decoração oriental busca a fusão de vários estilos, trazendo referências do japonês, chinês e até do asiático. Para nós, ocidentais, tudo é muito leve e limpo. Por isso, composições que resultam em tranquilidade são as mais procuradas para definir este estilo.

Que é relativo a ou próprio do Oriente, região que abrange os países da Ásia e que pode incluir também alguns países da Europa oriental e do Norte de África (ex.: cultura oriental; povos orientais).

Ásia

De modo geral, podemos definir o mundo oriental como a porção da Terra formada pelas nações da Ásia e do Oriente Médio, enquanto o mundo ocidental engloba a Europa e grande parte dos territórios que foram colonizados pelos europeus, notadamente a América, a Austrália e a Nova Zelândia.

O conceito vigente é o de macrocosmo, onde um elemento contém o outro. Todos os elementos que compõem uma pintura oriental têm o mesmo valor dentro da composição, opondo-se ao ocidente onde a sequência dos planos expostos apresenta a importância de cada imagem, traduzindo um caráter especulativo.

A arquitetura no Japão também foi influenciada pelo clima. O verão na maior parte do Japão é longo, quente e úmido, um fato que claramente se refletiu na maneira que as casas são construídas. As casas tradicionais são elevadas de tal maneira que o ar pode se mover ao redor e debaixo dela.

Na cultura japonesa é habitual usar vinagre como desinfetante de móveis e limpá-los com panos de algodão para não deixar marcas. Ao varrer, é melhor varrer em direção à entrada da casa para evitar que a sujidade se espalhe para dentro (ou em alternativa usar o aspirador).

Foi então que, justamente depois da “Rebelião de Shimabara” (uma rebelião iniciada no Japão por camponeses cristãos durante esse período), o isolamento do Japão se intensificou. Em síntese, o país se tornou tão fechado que até um japonês que fosse pra fora do Japão já não podia voltar mais.

Uma palavra melhor que "orientais" para falar sobre as pessoas de algum dos 50 países que formam a Ásia é "asiáticos". Sim, a palavra também coloca essa variedade de culturas em um balaio, mas pelo menos retira um pouco da carga distante, misteriosa, exótica e fetichizada que a palavra "oriental" costuma carregar.

Sugoi! Suteki! Sasuga! 10 palavras para elogiar alguém em japonês!

  1. Sugoi! Suteki! Sasuga!
  2. Subarashii! Iii ne! Yabai!
  3. Umai! Jyouzu! Erai! Kanpeki!

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.