O que é moradia e para que serve?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Moradia é uma exigência que decorre da própria situação humana, referente à necessidade de o homem proteger-se das intempéries e possuir um espaço que sirva como referencial para sua vida social.

As moradias são geralmente adaptadas ao tipo de local onde estão sendo construídas. Portanto, é preciso levar em consideração as características geográficas de cada lugar como o tipo de solo, a altitude, a presença ou não de recursos hídricos, a disponibilidade de espaço, clima, entre outros.

Tipos de moradia: Casas de pau a pique, palafita, edifícios, alvenaria e mais

  • Casas pau a pique. ...
  • Palafitas. ...
  • Edifícios. ...
  • Casas de alvenaria. ...
  • Oca. ...
  • Cortiços. ...
  • Condomínios. ...
  • O que são os barracos?

O Direito Humano à moradia é um direito fundamental, garantido constitucionalmente, que precisa ser implementado através de políticas públicas habitacionais sólidas, como modo de amenizar as históricas diferenças sociais no país, garantindo o bem estar de todos e a preservação do meio ambiente.

A moradia tem um papel fundamental na vida das pessoas: as condições e a localização da casa têm impacto direto na saúde, na qualidade de vida e no acesso a oportunidades de desenvolvimento como educação e empregabilidade.

Em 2019, foi divulgada uma pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro, que apontou que mais de 5,8 milhões de moradias no país apresentavam problemas próprios ao déficit habitacional. As regiões Norte e Nordeste do Brasil expõem, segundo a pesquisa, um alto número de coabitação familiar e moradias precárias.

Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social Acesso à moradia digna para a população de baixa renda.

Os tradicionais são sala, cozinha, quarto e banheiro. Mas com o tempo outros termos passaram a ser usados para alguns ambientes da casa, como suíte (que é um quarto integrado com banheiro), varanda gourmet, jardim de inverno, closet, home Office ou escritório, etc.

Elas são construções que tem como objetivo contribuir para uma relação mais amigável com o meio ambiente, além de garantir o bem-estar de seus moradores. O seu projeto pode incluir formas de reaproveitar as águas das chuvas, energia solar, jardins verticais, bem como utilizar materiais que evitam desperdício.

1 morada, residência, habitação, domicílio, casa, lar, apartamento, vivenda, mansão, moradio.

As primeiras moradias remontam à pré-história, quando os seres humanos passaram a ter uma habitação fixa e a criar animais e dominar a agricultura. Ter um local fixo para morar alterou não ape- nas o modo de vida desses grupos humanos, mas também a relação com a natureza.

Moradia urbana aquela localizada nas cidades, Quando se diz urbanização, quer dizer construção de moradias, casas, apartamentos, sobrados.

Assegurado pela Constituição Federal de 1988, o direito à moradia é uma competência comum da União, dos estados e dos municípios. A eles, conforme aponta o texto constitucional, cabe “promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico”.

É aí que o estilo de moradia faz toda diferença! Viver em um ambiente que permita realizar atividades relaxantes, por exemplo, ajuda a focar a atenção no momento presente, combatendo a ansiedade e trazendo mais prazer para o dia a dia.

QUAIS POLÍTICAS PÚBLICAS SÃO POSSÍVEIS PARA CUMPRIR O DIREITO À MORADIA?

  • Parcelamento do custo da moradia em vários meses;
  • De divisão do valor da casa – o Estado paga uma parte e a pessoa paga a outra, proporcionalmente à sua condição financeira;
  • Até mesmo a isenção total de custos, entre outros.

Chamamos de casa ou moradia o local construído pelo ser humano com a função de proteger, dar conforto e segurança ao indivíduo e à família.

Além disso, 24,4% das moradias urbanas brasileiras são consideradas inadequadas por apresentar ao menos um dos seguintes problemas: inadequação fundiária (terrenos irregulares), carência de infraestrutura, ausência de banheiro de uso exclusivo, cobertura inadequada e adensamento excessivo dos domicílios próprios.

Outras formas de combater o déficit habitacional
A construção de novas moradias não é a única solução para reduzir o déficit. A regularização fundiária e a melhoria habitacional também podem contribuir para a redução. Dados oficiais indicam que a inadequação de moradias responde por 25% do déficit do setor.