O que é mora de capital de giro?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. Tudo começa com um bom planejamento, detalhando os gastos a curto e a longo prazo e as possíveis entradas de dinheiro.

Em outros termos, ele representa os bens que a empresa possui e que podem ser convertidos em capital dentro de um curto prazo, como, por exemplo: dinheiro em caixa, contas a receber, saldo da conta corrente bancária, mercadorias e aplicações financeiras.

O capital de giro é uma das principais fontes de obtenção de recursos para as empresas. Porém, se não for bem gerenciado, pode levar a empresa à falência.

Mora significa atraso. É uma cobrança também conhecida como multa moratória e descrita no artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor. Esse tipo de multa prevê que um percentual seja retido pela operadora de cartão de crédito ou banco por parcelas atrasadas.

Quais são os tipos de capital de giro e como eles são definidos

  • Capital de giro líquido.
  • Capital de giro negativo.
  • Capital de giro próprio.
  • Capital de giro associado a investimentos.

O capital de giro serve para sustentação de um negócio no campo financeiro. Por conta disso, todos que decidem iniciar um empreendimento precisam ter consciência de que é necessário realizar um investimento significativo inicial, que também sirva como reserva de caixa para iniciar as operações.

Uma dica simples é guardar o dinheiro referente aos períodos de maior lucro para suprir as despesas dos períodos em que as vendas diminuem. Dessa forma, há um controle maior sobre o capital de giro, contribuindo para um planejamento financeiro mais eficiente.

Diferença entre capital social e capital de giro
É ele o responsável por garantir liquidez nas contas da empresa a longo prazo. Já o capital de giro corresponde ao montante financeiro necessário para fazer a empresa acontecer de fato. Como seu nome sugere, é todo o valor aportado para fazer o negócio “girar”.

Capital de Giro Pronampe
Solução de crédito para empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões, conforme Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Prazo total de 48 meses, com carência de 11 meses, e encargos financeiros compostos por taxa Selic + 6% a.a.

Empresas iniciantes, pequenos e microempresários precisam de capital de giro para expandir. Como no início os gastos são maiores que os ganhos, muitas vezes necessitam de uma renda extra. Além disso, às vezes esse dinheiro é importante para abrir o negócio. Dessa forma, o empréstimo pode ser uma boa escolha.

A Caixa e o SEBRAE assinaram um acordo para facilitar o acesso dos empreendedores a financiamento de capital de giro.

E o que isso significa? Significa que bancos e instituições financeiras precisam promover a cobrança de uma dívida não paga em até cinco anos, sob pena de perderem o direito de cobrá-las judicialmente, porém nada impede que o Banco realize a cobrança extrajudicialmente, afinal, a dívida continua existindo.

Assim como o CPF, o CNPJ também pode ser enviado para os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC. Quando isso acontece, assim como traz diversas consequências para pessoas físicas, para uma empresa não é diferente.

Não, de acordo com a Constituição Federal, a prisão ocorre apenas em casos que envolvem a falta de pagamento de alimentos. Diante disso, não pagar o empréstimo não é crime, mas dívidas feitas no cartão de crédito, cheque especial, financiamento, empréstimos etc. geram uma série de outros problemas já descritos acima.

2%

Enquanto os juros moratórios não podem passar de 1% ao mês, a multa tem um limite geral de 2%. Na prática, isso quer dizer que se atrasar 15 ou 30 dias, você vai pagar 2% de multa. Lembrando que a multa pode variar de acordo com a instituição financeira, contanto que não passe dos 2%.

Como calcular os juros de mora? O cálculo deve ser feito considerando o limite de 1% ao mês, o que resulta em 0,0333% ao dia. Assim, quando o atraso for menor do que 30 dias, considere a taxa diária. Além disso, multiplique essa alíquota pelo valor da conta e pelo tempo em que está em aberto.