O que é monótona significado?

Perguntado por: llopes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

adjetivo Que não sofre variação nem demonstra novidade; maçante, enfadonho: trabalho monótono. Que se repete incessantemente; invariável, repetitivo: fiquei entediada com sua conversa monótona.De um tom único; uniforme, sem variação.

Uma fala monótona não prende o interlocutor e torna a conversa desinteressante. O fato é que tanto nas relações pessoais como nas profissionais, a comunicação é algo muito importante. Um discurso claro e com um timbre agradável é essencial para uma comunicação sem ruídos.

Diz-se do que não tem variação, é sempre o mesmo. Essa vida monótona de todo dia está me cansando.

O relacionamento monótono é natural após muito tempo juntos. Porém, o casal não pode se acostumar com isso, pois é prejudicial para a relação e pode levar ao término. A convivência frequente e rotineira, com muitas preocupações, estresses e menos prazeres pode levar a relação à monotonia.

A monotonia surge a partir do momento em que o funcionário passa muitas horas desenvolvendo as mesmas atividades, de forma repetitiva e com poucos estímulos. É inclusive associada com o tédio e uma ação no “piloto automático”.

A monotonia envolve uma sensação de tédio, de leve desgosto, de desinteresse pelas atividades que você precisa fazer cotidianamente. A monotonia costuma ser resultante de um ambiente de trabalho repetitivo com baixa estimulação, poucos desafios, pouco reconhecimento pelo seu esforço, entre outros fatores.

A rotina garante maior eficiência e segurança naquilo que se faz. Já a monotonia, por definição, é ausência de variedade, de diversidade. Ou seja, a monotonia sim é perigosa! Ao cair na armadilha da monotonia corremos o risco de executar determinada atividade de forma automática, distraída e sem atenção.

O tempo todo, nosso corpo envia sinais avisando que alguma coisa está errada, o sintomas normalmente envolvem: sensação de cansaço, fadiga, sonolência, morosidade, queda da atenção e da produtividade.

Veja, a seguir, quais são elas.

  1. Procure fazer o que gosta.
  2. Estabeleça metas e objetivos.
  3. Reveja sua rotina.
  4. Ouse mudar.
  5. Saia da zona de conforto.
  6. Liberte-se de crenças limitantes.
  7. Aproveite a monotonia.

Afinal, como acabar com a monotonia?

  1. Tenham um grupo de amigos em comum. ...
  2. Planejem pequenas surpresas. ...
  3. Viagem mais. ...
  4. Lembrem-se do namoro. ...
  5. Saiam mais como um casal. ...
  6. Preservem seu espaço. ...
  7. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

O contrário de monótono é: 1 entusiasmante, agradável, estimulante, instigante, interessante, divertido, animado, lúdico, atraente, aliciante, dinâmico, legal, engraçado, recreativo, .

Monotonia é um termo que provém do grego e que se refere à falta de variedade em qualquer coisa.

A grafia certa é MONOTONIA, com “n”. O substantivo feminino pode significar invariabilidade e uniformidade de tom (música); ausência de variedade, de diversidade; ou ausência de viço, de vigor, de vida; sensaboria, pasmaceira, monorritmia.

Não demonstram entusiasmo ou interesse em suas atividades. Distanciamento afetivo: as emoções ficam ofuscadas ou deixadas em segundo plano. A pessoa parece não se sensibilizar com mais nada. Dificuldade de raciocínio: confusão mental e dificuldade em realizar tarefas consideradas simples anteriormente.

Fadiga é o efeito de um trabalho continuado que provoca redução reversível da capacidade do organismo e uma degradação qualitativa desse trabalho. E monotonia você sabe o que é? Monotonia são repetições uniformes dos estímulos com pequena exigência das pessoas.

Veja a seguir quatro formas de vencer o tédio.

  1. Procure a magia no quotidiano. ...
  2. Combine trabalhos monótonos com coisas que você gosta. ...
  3. Alterne entre tarefas cotidianas e inspiradoras. ...
  4. Aprenda algo novo ou desafie você mesmo.

Monótona é o feminino de monótono. O mesmo que: enfadonha, enfastiosa, fastidiosa, maçuda, repetitiva, tediosa.

O trabalho rotineiro capacita-nos a produzir, faturar; viajar e comunicarmos eficientemente. Mais do que qualquer outro, suscetível de ser mal executado.