O que é Monossemia é polissemia?
Polissemia e monossemia manifestam definições diferentes. Na polissemia a mesma palavra apresenta variados significados. Na monossemia uma palavra tem apenas um significado, permitindo uma leitura única. Há um número pequeno de palavras monossêmica e, normalmente, elas são específicas.
O que é polissemia e dê exemplos?
A polissemia é um fenômeno linguístico em que uma mesma palavra ou expressão apresenta dois ou mais sentidos. Por exemplo, o termo “vela” pode ser utilizado nos seguintes contextos: Acendi a vela quando a luz acabou. Içamos a vela, e o navio partiu.
Qual a diferença entre homonímia e polissemia?
Homônimas são palavras que têm a mesma pronúncia e, às vezes, a mesma grafia, mas significação diferente. Polissemia uma palavra pode ter mais de um significado. A esse fato lingüístico, dá – se o nome de polissemia.”
Qual é o significado da palavra polissêmica?
Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
Quais são as palavras ambíguas?
O que é Ambíguo:
Termos ambíguos, inclusive, podem ter significados totalmente distintos. Por exemplo, a palavra "banco", pode ser interpretada tanto como uma casa bancária, como um banco para sentar. "Companhia", também é outro exemplo de termo ambíguo, pois pode significa "companhia de pessoas" ou "uma empresa".
É correto utilizar na qual?
Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.
Qual a diferença entre Hiponímia e Hiperonímia?
A hiperonímia é representada por aquelas palavras que dão ideia de um todo, isto é, de significado mais abrangente. No exemplo que vimos, a palavra “esporte” se caracteriza como a hiperonímia. Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente.
O que significa a palavra ambíguas?
Significado de Ambíguo
adjetivo Que contém ou pode conter múltiplos sentidos; que não apresenta um único sentido.Com distintos significados; equívoco: texto ambíguo.
Quais tipos de polissemia?
Lista de palavras Polissêmicas
- Vela: o ato de velar ou a vela de acender.
- Boca: fiquei de boca aberta ou a boca do corpo humano.
- Letra: grafia, alfabeto.
- Dama: origem do francês dame. ...
- Cabeça: origem do latim capitia. ...
- Banco: origem do germânico Banki. ...
- Gato(a): origem do latim Cattus.
Qual o sinônimo de polissemia?
2 sinônimos de polissêmica para 1 sentido da palavra polissêmica: Que apresenta várias significações: 1 multívoca, plurívoca.
Qual a função da polissemia?
Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.
O que é homonímia cite exemplo?
Homônimas homógrafas: são as palavras que com a mesma grafia, mas com pronúncia e significados distintos. Exemplo: “gosto” (substantivo) e “gosto” (verbo gostar) / “este” (ponto cardeal) e “este” (pronome demonstrativo). Homônimas homófonas: são palavras iguais na pronúncia, mas diferentes na grafia e no significado.
Quando a pessoa tem o mesmo nome e sobrenome?
Assim, de maneira simplificada, pessoas homônimas são aquelas que têm exatamente o mesmo nome, considerando o prenome e sobrenome. No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país.
O que é homonímia e antonímia?
Sinonímia estuda os sinônimos; antinomia, os antônimos; paronímia, as palavras similares na grafia, com significados diferentes (mal/mau, por exemplo); e por fim, homonímia, que estuda palavras com grafias idênticas e significados diferentes (banco - assento/banco - instituição financeira).
Porque o direito é uma palavra polissêmica?
1.2 POLISSEMIA DO DIREITO
Atualmente, a palavra possui uma acepção estrita, para indicar a doutrina que se vai firmando através de uma sucessão convergente e coincidente de decisões judiciais ou de resoluções administrativas (jurisprudências judicial e administrativa).
Qual a diferença entre a ambiguidade e a polissemia?
A polissemia é correta, isto é, podemos utilizar a palavra em seus diferentes significados sem problemas. Em contrapartida, a ambiguidade é um vício de linguagem, um erro, pois trata-se de uma frase mal-construída que leva a uma falha no seu entendimento.