O que é Monoploidia?

Perguntado por: ainfante6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Monoploidia. Também chamada de haploidia, é quando há perda de uma rede de cromossomos, acarretando assim na formação de indivíduos com apenas 23 cromossomos (já que a perda/ganho acompanha sempre múltiplo de 23).

Monossomias (2n-1): Indivíduo apresenta apenas um cromossomo de um determinado par. Trissomia (2n+1): Indivíduo apresenta um cromossomo a mais que o normal em um determinado par, ou seja, apresenta três cromossomos de um mesmo tipo.

No caso da tetraploidia, o indivíduo é 4n e possui quatro grupos cromossômicos. Nos seres humanos, as poliploidias levam ao abortamento. Entretanto, há diversos casos de poliploidias na natureza considerados normais, sendo, por exemplo, uma condição comum em plantas.

Descrita em 1938 por Henry Turner, a Síndrome de Turner é uma anomalia genética que está associada à monossomia. Isso significa que ela é resultado de uma variação no número de cromossomos, apresentando apenas um cromossomo sexual X.

As monossomias ocorrem quando há ausência de um cromossomo. Desta forma, o número total de cromossomos do indivíduo será 45. A Síndrome de Turner é um exemplo de monossomia, na qual o indivíduo possui apenas um cromossomo X.

As principais monossomias nos seres humanos são:

  • Síndrome de Turner - cariótipo 45, X.
  • Alguns casos de leucemia mielomonocítica aguda e leucemia mielomonocítica crônica são atribuídos à monossomia do 21.

A criança que possui a Síndrome de Down, tem um cromossomo 21 a mais, ou seja, ela tem três cromossomos 21 em todas as suas células, ao invés de ter dois. É a trissomia 21. Portanto a causa da Síndrome de Down é a trissomia do cromossomo 21. Podemos dizer que é um acidente genético.

Células reprodutivas, germinativas ou gametas (espermatozoides e óvulos): 23 cromossomos. Essas células unem-se no processo reprodutivo, dando origem às células somáticas com 46 cromossomos. Quando as células possuem apenas um conjunto de cromossomos semelhantes, são denominadas de haploides e representadas por n.

Há três tipos diferentes da trissomia do 21: trissomia 21 livre, trissomia 21 em translocação e trissomia 21 em mosaicismo.

Esta síndrome é causada pela deleção do braço longo terminal do cromossomo 18, resultando em atraso no desenvolvimento, hipotonia, deformidades faciais e cranianas, bem como alterações visuais, auditivas e posturais.

A síndrome de monossomia 22q13 (síndrome de deleção 22q13.3 ou síndrome de Phelan-McDermid) é uma síndrome de microdeleção cromossómica, caracterizada por hipotonia neonatal, atraso global no desenvolvimento, crescimento normal a acelerado, ausência ou retardo grave na aquisição da fala e características dismórficas ...

A recombinação gênica ocorre por três tipos de mecanismos: a transformação, a conjugação e a transdução. A transformação é a incorporação de DNA livre pela célula bacteriana. A conjugação é o processo de transferência de DNA de uma bactéria para outra, envolvendo o contato entre as duas células.

Todo ser humano possui 23 pares de cromossomos em cada célula.

Quadro Clínico e Diagnóstico
As portadoras da ST freqüentemente apresentam atraso na primeira menstruação, além de déficits no desenvolvimento de outras características marcantes associadas à puberdade devido a ausência de hormônios importantes para um desenvolvimento sexual normal (Zinn et al., 1993).

A monossomia do cromossomo 4 indica que um dos pares desse cromossomo está ausente nas células, reduzindo seu número total de cromossomos para 45, e não existem relatos de nascidos vivos com esse tipo de aneuploidia.

A monossomia 21 é uma anomalia cromossómica caracterizada pela perda de porções variáveis de um segmento do braço longo do cromossoma 21 que leva a um risco aumentado de anomalias congénitas, atraso do desenvolvimento e défice intelectual.

A síndrome XYY é definida como uma aneuploidia de cromossomos sexuais, a qual o indivíduo recebe um cromossomo Y extra, apresentando cariótipo 47,XYY. A síndrome apresenta como características principais alta estatura na primeira infância, atraso na fala, dificuldade de leitura e concentração.

O que é a Síndrome de Deleção 22q11.2? É uma síndrome causada por falta de uma parte da informação genética no cromossomo 22, em uma pessoa. Outros nomes comuns da mesma síndrome são: Síndrome de DiGeorge.

O que é a síndrome de Turner? Segundo a Sociedade Brasileira de Metabologia (SBEM), a síndrome de Turner é uma condição genética rara que atinge indivíduos do sexo feminino e um dos principais sinais clínicos é a baixa estatura. É causada devido às alterações genéticas que ocorrem nos cromossomos sexuais femininos.

Continuar lendo