O que é Monitoramento de Processos?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Monitoramento de processos judiciais é o acompanhamento periódico e contínuo do andamento de casos legais em um tribunal ou sistema jurídico. Ele envolve a coleta de informações sobre os processos, incluindo petições, despachos, sentenças, prazos e quaisquer outras ações ou eventos relevantes.

O monitoramento pode demonstrar que existe um problema, ou seja, que um indicador está abaixo do planejado, mas não fornece a profundidade das informações para entender por que o problema ocorreu e como o problema pode ser resolvido.

Com o controle de processos, os gestores sentem mais segurança para a tomada de decisões nas organizações e fazem isso de maneira mais ágil e assertiva. Isso porque eles têm clareza sobre o andamento dos processos e tomam suas decisões com base em dados e informações concretas e não em meras suposições.

Acompanhar ou monitorar a execução do processo tem por objetivo identificar o desempenho do processo e tornar possível o conhecimento da sua trajetória, de modo que seja possível ter as informações necessárias para a tomada de decisões que possam refletir em uma melhoria de processo e consequentemente de desempenho.

Introdução à Fase de Monitoramento
O ciclo BPM tem 6 fases: Projeto, Modelagem, Simulação, Execução, Monitoramento e Melhoria e hoje vamos focar na fase de monitoramento, cujo objetivo é acompanhar os resultados e o desempenho do processo.

Monitorar é observar, atentar aos desvios e perceber os sinais de alerta. Controlar é interferir, conduzir o desvio e reassumir o controle. Em outras palavras o monitoramento não faz sentido se não houver controle, porém é necessário que se monitore primeiro para controlar depois.

Como fazer o monitoramento de produção?

  1. Integração entre sistemas. Não há muito sentido efetuar um monitoramento que colete os dados necessários e não os compartilhe. ...
  2. Coleta em tempo real. ...
  3. Uso extensivo de tecnologia. ...
  4. Banco de dados. ...
  5. Aumento de produtividade. ...
  6. Qualidade de informações. ...
  7. Redução de custos.

Monitoramento, controle, direcionamento.

Existem três tipos de monitoramento. O primeiro e mais comum é o monitoramento por câmeras. Em seguida, há o monitoramento por sensores. E por fim, o monitoramento dos dispositivos eletrônicos.

Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações (no caso, as organizações públicas incluindo as esferas de gestão = federal, estadual e municipal), assim como de seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, ...

Indicadores, na óptica do monitoramento, são instrumentos que ajudam a observar uma característica ou um conjunto, sempre limitado, de características e possibilitam uma ação corretiva imediata.

O objetivo central do controle de processos é otimizar os sistemas e fluxos de trabalho, melhorando a performance da empresa para o atingimento das metas estratégicas da empresa e objetivos traçados pelos seus gestores.

Quais são os tipos de controle de processos

  • Software supervisório: É o tipo de controle de processos que realiza a coleta de dados e faz o monitoramento de processos e equipamentos.
  • Controladores lógicos e programáveis (CLP): ...
  • Sistemas de Controle Distribuído (DCS): c.

O Monitoramento da Estratégia consiste no conjunto das atividades de coletar os dados associados ao desempenho dos indicadores e projetos estratégicos, sistematizar e validar as informações.