O que é mola cansada?

Perguntado por: lAvila9 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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Molas cansadas podem originar barulhos e ressaltos que podem tornar a sua viagem bastante desconfortável, sobretudo quando circula em estradas secundárias, com pisos em piores condições. O curso de uma suspensão deverá fazer com que passar sobre lombas em cidades ou irregularidades nas estradas não sejam tão sentidas.

Coloque um lubrificante. Escolha um à base de petróleo, como WD-40, ou um à base de Teflon, como Triflow. Aplique-o na área que está fazendo barulho; esses lubrificantes permitem que os pontos de contato se conectem sem fazer barulhos.

Os especialistas recomendam que a verificação e substituição precisam ser feitas a cada 40/50 mil quilômetros rodados. Há casos em que kit suspensão/mola pode durar mais de 100.000 km.

Barulhos excessivos. Mola arreada tem o seu valor de constante elástica “k” reduzido. Isso faz com que ao ser exigida, ela não consiga dissipar corretamente o peso do veículo e haverá danos constantes ao batente do amortecedor. Na linguagem popular, esse problema é conhecido como “o carro está socando”.

Aquelas batidas secas em buracos “normais” podem ser indicativos de que algo vai mal na suspensão. A causa mais comum é de que o amortecedor está tão desgastado que não consegue desempenhar sua função: minimizar a oscilação do carro e filtrar a irregularidade da pista.

Amortecedores em mau estado influem na condição de várias áreas do automóvel, podendo levar a reparações caras. As molas da suspensão, retentores, batentes, buchas, rolamentos e pneus, entre outras peças, sofrem um desgaste prematuro de 10% se os amortecedores não estiverem em bom estado.

A mola tem como função absorver os impactos causados pelas irregularidades das vias, suportar o peso do veículo, e manter a altura do veículo em relação ao solo.

As molas com atuação deficiente podem afetar também o câmber e o cáster, o que pode resultar em arrasto na direção, mudança no esforço ou retorno da direção e/ou desgaste irregular dos pneus.

Se a água quente não funcionar para consertar a mola, você pode forrar uma fôrma com papel alumínio, colocar a mola em um recipiente dentro dela e aquecer a 120°C no forno por cerca de 10 minutos. Use luvas de forno para remover e dobre para devolver a forma à mola, se ela não tiver se recomposto sozinha.

Molas Bonnel:
São confeccionadas de forma entrelaçada em aço, elas não se movimentam individualmente. Por isso, no caso de casais, quando um se mexe, o outro balança, porém não existe nenhum tipo de barulho durante esse movimento.

Coloque talco de bebê debaixo das palmilhas.
Remova as palmilhas e coloque talco de bebê dentro dos sapatos. O talco ajuda a diminuir o atrito entre a palmilha e o fundo do calçado, de modo que ele não faça tanto barulho. Se você não tiver talco de bebê em casa, use qualquer outro talco ou amido de milho no lugar.

As molas esportivas, menores que as originais, são utilizadas para rebaixar o carro, mantendo a constante elástica da mola original. O kit é produzido de acordo com normas internacionais, permitindo similaridade com as condições originais de dirigibilidade, segurança e conforto do veículo.

Sendo uma das grandes responsáveis para absorver melhor os impactos e diferenças no asfalto, as molas esportivas podem deixar o veículo de 3 a 4 cm mais baixo.

Quando os padrões da suspensão são alterados a geometria do carro muda por completo, pequenos atos como cortar elos das molas ou colocar um conjunto de molas esportivas sem recalibrar os amortecedores, podem acarretar danos de médio a longo prazo.

A lei de Hooke estabelece que, quando uma mola é deformada por alguma força externa, uma força elástica restauradora passa a ser exercida na mesma direção e no sentido oposto à força externa.

As Molas podem ter vários tipos de forma, como as Molas de compressão, Molas de tração, Molas de torção, Molas prato, Molas espiral de fita, as de uso mais comum na engenharia são as helicoidais cilíndricas, e Molas de tensão constante. Os elementos característicos das Molas são a flecha, a rigidez e a flexibilidade.

Quando ocorre na compressão da mola, pode ser verificado com o carro parado. Para isso, basta pressionar as mãos sobre a suspensão dianteira, um lado de cada vez, para comprimir a mola. Dessa forma, é possível ouvir o ruído. Se, por acaso, não houver barulho, faça um teste de rodagem.

Os riscos de dirigir com um dos amortecedores estourado são enormes. Além de danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção, o motorista coloca em risco a sua segurança e a de outros motoristas. “O carro fica sem controle porque ele acaba balançando mais do que o normal.