O que é modulação para alvenaria estrutural?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Trata-se de um sistema construtivo onde o principal conceito é a racionalização, através da utilização de medidas modulares. Os blocos de alvenaria estrutural tem medidas padronizadas, o que torna fundamental que se faça uma modulação, buscando-se com isso minimizar o desperdício e otimizar o sistema.

Modulação é o processo de variação de altura (amplitude), de intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador.

Article-A construção modular com blocos de concreto
De forma resumida, ela é uma das metodologias de construção que permite com que peças padronizadas e pré-moldadas sejam transportadas e encaixadas para determinado projeto. O uso de blocos de concreto é muito comum neste tipo de projeto.

Existem dois tipos de modulação: analógica e digital. A modulação pode alterar a amplitude da onda (modulação em amplitude AM), ou sua freqüência (modulação em frequência FM), ou sua fase (modulação por deslocamento de fase), ou ainda combinar várias dessas alterações.

O processo consiste na execução de alvenarias com função estrutural e de vedação no qual o elemento principal de composição, o bloco, recebe formatos padronizados e acrescidos de encaixes que facilitam seu alinhamento e posicionamento, sendo dividido, então, ao contrário dos processos convencionais, onde é um elemento ...

O novo conjunto de normas foi publicado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em agosto do ano passado, com a nomenclatura ABNT NBR 16868 – Alvenaria Estrutural.

ABNT NBR 16868-1/2021 – Alvenaria estrutural. Parte 1: Projeto. Esta norma estabelece os requisitos para o projeto de estruturas de alvenaria e à análise do desempenho estrutural de elementos de alvenaria inseridos em outros sistemas estruturais.

Norma Comentada: ABNT NBR 16868:2020 – Alvenaria Estrutural.

Uma das vantagens do uso da modulação em frequência em relação à modulação em amplitude na transmissão da palavra e de sons está na imunidade à interferências e ruídos.

A modulação pode ser feita variando amplitude, freqüência ou fase da onda portadora, isoladamente ou conjuntamente. A informação impõe o modo como vai ser modificada a portadora. Depois recupera-se a informação digital. Os principais tipos de modulação são: FSK, PSK, DPSK, QAM.

O sinal modulante é o próprio sinal que se deseja transmitir, mas, que devido a suas caraterísticas de baixa frequência, deve ser superposto a uma onda portadora de frequência mais alta de tal forma que possa se propagar através dos meios físicos de transmissão.

Na alvenaria de vedação, normalmente são utilizados blocos de concreto classe C (3 a 4 MPa) e precisam suportar o próprio peso. Já na estrutural, são utilizados blocos de concreto classes A ou B (acima de 4 MPa), que além de suportar o próprio peso, ainda precisam suportar outras cargas.

Mas, de forma geral, dentro dos limites citados acima (vãos entre 4 a 5 metros, edifícios entre 12 e 15 pavimentos e, preferencialmente, com alvenarias chegando às fundações). A alvenaria estrutural é extremamente competitiva, podendo chegar a reduções de custos de execução entre 10 e 15%.

Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada.

As duas principais técnicas são a modulação de amplitude (AM) e a modulação de frequência (FM).

O índice de modulação em FM é dado pela relação entre a variação da frequência e a frequência da portadora. Podemos expressar esse valor em termos de porcentagem, multiplicando o resultado m por 100.

O processo de transmitir as informações de diversos sinais moduladores através de um único meio físico, seja via cabo (guiado) ou via rádio (radiado), é denominado multiplexação.