O que é mobilizado e imobilizado?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Tornar algo ou pessoa imóvel; privar dos meios de se mover; impedir o movimento. Exemplo de uso da palavra Imobilizar: O policial imobilizou o bandido.

São bens tangíveis, ou seja, físicos. Ele é uma parte que geralmente é utilizada para gerar renda. Para a Receita Federal o seu conceito é conjunto de bens e que abrangem os custos de benfeitorias.

O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.

Na hora de reconhecer um ativo imobilizado, é possível, ainda, levar em conta, dois aspectos elencados no Regulamento do Imposto de Renda, em seu artigo 313: O bem adquirido deve ter um valor unitário superior à R$ 1.200,00; O prazo de vida útil precisa ser superior a um ano.

Ativo Fixo também pode ser conhecido como Ativo Imobilizado, uma vez que eles referem-se a todos os bens permanentes de uma empresa que não podem ser convertidos em dinheiro de forma imediata, assim como não há intenção por parte da empresa em abrir mão de tais bens para apurar o seu dinheiro.

1. Tornar ou tornar-se imóvel, paralisar. 2. Consolidar.

1 estático, bloqueado.

Engloba O Conjunto De Máquinas, Aparelhos E Equipamentos Utilizados No Processo De Produção De Bens Ou Serviços Da Empresa, Ou Seja, Não São Auxiliares, Mas Diretamente Utilizados Como Base Para A Realização Da Atividade Da Empresa.

O que é a imobilização? A imobilização de um veículo é a detenção do mesmo e a impossibilidade da sua utilização devido a uma série de circunstâncias que aconselham a proibir momentaneamente a sua circulação. Quando tal acontece, o veículo é transferido para uma garagem municipal.

Você pode identificar um ativo imobilizado ao considerar duas características que fazem parte do Regulamento do Imposto de Renda: Os bens devem possuir valores singulares que excedam a margem de R$1.200. 00. O período de vida útil tem de ser superior ao prazo de um ano.

Contabilização da Venda do Ativo Imobilizado
O ativo imobilizado representa os bens e direitos de uma organização, são adquiridos para manter suas atividades em perfeito funcionamento, é esperado sua utilização por mais de 12 meses para conseguir benefícios econômicos desejáveis.

Móveis e utensílios: são os móveis e utensílios usados na companhia, como por exemplo, as mesas e cadeiras da sala da administração de uma empresa, os utensílios de uma empresa de restaurante (garfos, facas, pratos, colheres), entre outros.

Na hipótese de aquisição do imobilizado com pagamento à prazo ou à vista, basta debitar o valor correspondente á aquisição e creditar a conta de fornecedor (se compra à prazo) ou Caixa/Bancos Cta. Movimento (se à vista). Nota: registrar, também, o ICMS sobre a aquisição do imobilizado, quando cabível.

1) Acesse o menu “Contabilidade” > “Lançamentos contábeis” > botão “Novo”. 2) Preencha os campos na janela aberta – provavelmente a data será no passado e a conta de crédito será em Capital Social. Será feito o seguinte lançamento: D – Imóveis – Imobilizado (Ativo)

Confira alguns exemplos de ativos imobilizados:
Móveis e utensílios. Máquinas e equipamentos. Utensílios e ferramentas. Computadores e periféricos.

São os bens utilizados para ter acesso às informações por meios digitais. Exemplos: Notebooks, microcomputadores, impressoras, roteadores e servidores.