O que é mito indígenas?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os povos indígenas, assim como outras sociedades, também transmitem seus conhecimentos e experiências por meio de mitos. Por serem populações que, até pouco tempo, não registravam seus saberes na forma de textos escritos, o principal jeito de transmitir conhecimentos era — e ainda é — por meio da fala.

Fazendo uso do mito podem-se explicar diversas situações quebrando paradigmas, pois Everardo Rocha, diz que o mito é um discurso, uma fala, sendo a forma como as sociedades, neste caso especificamente a sociedade Page 2 1422 indígena Ofayé, espelham suas contradições, exprimem seus paradoxos, dúvidas e inquietações.

Os mitos de origem são histórias simbólicas que narram acontecimentos de um passado distante, eles dão sentido à vida no presente, pois explicam como o mundo e todos os seres passaram a existir. Os mitos se relacionam com a vida social, a religiosidade, o modo de pensar de cada povo.

Os mitos do folclore brasileiro são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através das explicações científicas, criavam mitos com o objetivo de dar sentido às coisas do mundo.

Escreva em linguagem simples e direta.
Mitos contam uma história sem rodeios, como se estivessem relatando um fato. Evite frases longas e cheias de floreios e descrições detalhadas. Não inclua sua opinião e apresente tudo como fato. Isso tende a fazer o enredo avançar bem rápido.

Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.

O mito teve significado e importância para cada povo, influenciando e contribuindo na formação da identidade e na construção da cultura, criando um elo entre o homem e suas origens, além de influenciar a história de cada indivíduo diante dos acontecimen- tos.

4 O MITO E OS POETAS Quem contava os mitos era um poeta. A tradição era oral, ou seja, era passada de pai para filho. Na Grécia os poetas mais conhecidos foram HOMERO HESÍODO.

Em grego, mýthos significa 'aquilo que se diz'. Portanto, mitos são a sabedoria transmitida oralmente de uma geração a outra. Nasceram muito antes da escrita, há milhares de anos, ao mesmo tempo em que a civilização a qual pertencem se desenvolvia. Desse modo, não é possível ter certeza de quando e como surgiram.

O que é um mito na Filosofia? No senso comum, mito pode significar “mentira”, “pegadinha”, “absurdo”. Por exemplo, existem mitos sobre o vestibular, isto é, crenças populares que podem ou não ter um fundo de verdade.

Os mitos são classificados de duas formas: mitos cosmogônicos e mitos de origem. Os primeiros estão relacionados a eventos que explicam o surgimento do Universo, enquanto os mitos de origem explicam o surgimento de um local ou de uma tradição.

Origem do Mito
O mito era considerado uma história sagrada, narrada pelo rapsodo - que supostamente era a pessoa escolhida pelos deuses para transmitir oralmente as narrativas. O fato de o narrador advir de uma escolha divina, atribuía ao mito o caráter de incontestabilidade, pois os deuses eram inquestionáveis.

O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.

Quantas mitologias existem? Não é possível precisar a quantidade exata de mitos ou mitologias existentes. Diversos povos construíram diferentes e complexos sistemas mitológicos.

Mito x Lenda
São caracterizados por personagens e eventos mágicos que não podem ser comprovados como verdadeiros. Já a lenda é uma narração escrita ou oral, na qual os fatos históricos foram modificados pela imaginação popular ou pela imaginação poética.

Por isso, vez ou outra mitos e lendas centenários se provaram lógicos e foram até mesmo comprovados pela ciência.

  • A caverna dos sonhos esquecidos. ...
  • O desaparecimento de Teonimanu. ...
  • Vampirismo no céu coreano. ...
  • Os fogos de Queensland. ...
  • O peixe-gato da desgraça. ...
  • As lágrimas de Pele.

Os povos indígenas, assim como outras sociedades, também transmitem seus conhecimentos e experiências por meio de mitos. Por serem populações que, até pouco tempo, não registravam seus saberes na forma de textos escritos, o principal jeito de transmitir conhecimentos era — e ainda é — por meio da fala.

O mito desempenha uma função social, ou seja, determinado grupo de pessoas unese e tem no mito o principal ponto de união. A função do mito não é, primordialmente, explicar a realidade, mas acomodar e tranqüilizar o homem em um mundo assustador.