O que é miniconto infantil?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Miniconto é um tipo de conto muito pequeno, digamos que com no máximo uma página, ou um parágrafo (não gosto de definições que classificam pelo número de palavras).

Minicontos também são conhecidos como microcontos. É um tipo de conto extremamente breve que busca trazer os elementos da narrativa – espaço, tempo, lugar, personagens – em um número reduzido de frases. A tarefa do leitor é entender a história que está nas entrelinhas.

Bassini: Microcontos são contos de aproximadamente uma frase ou duas (o tamanho dela é bem variável), mas prefiro aqueles que têm no máximo 140 caracteres. O grande mestre do microconto é o guatemalteco Augusto Monterosso, com famoso “Quando ele abriu os olhos, o dinossauro ainda estava lá.”

Autores conceituam e estipulam limites precisos, nascendo assim algumas classificações: nanocontos (até 50 letras, sem contar espaços e acentos), microcontos (até 150 toques, contando letras, espaços e pontuação) e minicontos (alguns estipulando 300 palavras; outros, 600 caracteres).

Miniconto é um tipo de conto muito pequeno, digamos que com no máximo uma página, ou um parágrafo.

O escritor guatemalteco Augusto Monterroso, que morreu em 2003, é tido como um dos fundadores do “gênero” com o conto “O Dinossauro”, escrito com apenas 37 letras e considerado o menor da literatura mundial, na época: “Quando acordou o dinossauro ainda estava lá.”

O Guatemalteco AUGUSTO MONTERROSO foi o autor do mais famoso miniconto escrito em apenas 37 (trinta e sete) letras: “Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá”.

É sempre muito produtivo levar um miniconto para a sala de aula e fazer a turma discutir sobre o que entenderam do texto, mostrando a eles que há alguns indícios importantes, mas que eles têm liberdade de interpretação. Depois, o professor pode sugerir que os próprios estudantes escrevam seus minicontos.

Miniconto (entre 100 e 1.000 palavras)

O miniconto é um gênero de texto extremamente contemporâneo, em que a brevidade do conto é levada a extremos como textos de um parágrafo e, até de uma frase.

O desfecho do miniconto de maneira geral não explica ou dá detalhes para os leitores. O miniconto é uma versão muito reduzida do conto. Ele apresenta sua narrativa inteira dentro de apenas uma linha. Todo o contexto desse gênero é feito com o mínimo de palavras possíveis.

É preciso entender também como essa explosão se dá no leitor, pois é no leitor que se completará a narrativa, quando bem realizada, transformando o miniconto em uma narração plenamente satisfatória em si mesma e não em mero fragmento, anedota, apontamento ou alusão.

Em defesa dos frascos & dos comprimidos
“As pessoas com as quais eu debati essa questão concordaram, o miniconto nasceu realmente em Guaxupé.

Tende a encontrar em Machado de Assis um precursor do miniconto no Brasil, com “Um apólogo”, do livro Várias Histórias, de 1886, o qual tem seu enredo construído em apenas seiscentas e cinquenta palavras.

Continuar lendo Quem criou o miniconto?