O que é mini bariátrica?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

A cirurgia bariátrica minimamente invasiva é mais um procedimento cirúrgico realizado de forma menos agressiva ao corpo. Ao invés dos grandes cortes comuns nas cirurgias convencionais, a cirurgia minimamente invasiva é feita através de pequenas incisões, que variam de 3mm até 15mm.

Segurança, recuperação e acompanhamento
Por ser um procedimento não cirúrgico, a gastroplastia endoscópica é menos invasiva e os pacientes submetidos à técnica recebem alta no mesmo dia, além de poderem retomar suas atividades cotidianas em menos de uma semana.

A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, é uma cirurgia moderna, menos invasiva e de curta duração. Atualmente, com a evolução da tecnologia, a cirurgia bariátrica pode ser realizada por videolaparoscopia, uma técnica cirúrgica moderna, sendo menos invasiva e mais confortável ao paciente.

A cirurgia bariátrica minimamente invasiva é mais um procedimento cirúrgico realizado de forma menos agressiva ao corpo. Ao invés dos grandes cortes comuns nas cirurgias convencionais, a cirurgia minimamente invasiva é feita através de pequenas incisões, que variam de 3mm até 15mm.

Gastrectomia Vertical ou Sleeve
Uma das cirurgias mais utilizadas e que traz melhores resultados, trata-se de um procedimento que envolve apenas o estômago, sem alterar o caminho natural do alimento. Nessa cirurgia, o estômago é transformado em um tubo que possui entre 80 e 100 ml (mililitros) de volume.

Atualmente, pode realizar a cirurgia bariátrica quem tem o IMC superior a 40 – o que configura uma obesidade mórbida. Nos casos de IMC acima de 30, são autorizados à cirurgia os pacientes que tenham doenças como diabetes, hipertensão, depressão, problemas cardiovasculares, apneia do sono, entre outras.

Para diminuir o estômago alto naturalmente é indicado consumir mais fibras, frutas e verduras, além de mastigar bem e comer devagar, evitando a deglutição de ar que possa causar gases. Além disso, fazer atividades físicas regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas pode diminuir a barriga inchada.

Diversas são as indicações deste procedimento, mas você sabe as contraindicações da cirurgia bariátrica? Se o paciente apresentar um ou mais dos fatores abaixo, por mais que possua obesidade mórbida, não estará apto a realização da cirurgia bariátrica. São eles: Dependência de álcool ou drogas ilícitas.

A conclusão dos autores foi de que a Gastrectomia Vertical pode ser considerada uma técnica segura para pacientes com mais de 60 anos com indicação para cirurgia bariátrica.

– Perda de peso: os estudos demonstram resultados bastante divergentes, ora favorecendo o Bypass ora colocando os dois procedimentos como similares. Entretanto, a maior parte das evidências ainda apontam a maior perda de peso a longo prazo para o bypass.

Além da estética, é consenso da comunidade científica que a laparoscopia proporciona uma recuperação mais rápida e segura aos pacientes. “A diferença em todos os sentidos é muito grande. O mais importante é a recuperação, segurança e como nós enxergamos e podemos atuar no abdômen do paciente.

Além desse procedimento cirúrgico, existe uma outra opção: a gastroplastia endoscópica – cirurgia bariátrica menos invasiva para quem deseja perder peso de maneira eficaz. A gastroplastia endoscópica é uma técnica nova para o tratamento da obesidade que proporciona bons resultados.

Sleeve ou gastrectomia vertical

  • Procedimento tecnicamente simples e mais rápido;
  • Pode ser realizado em certos pacientes com condições médicas de alto risco;
  • Pode ser executado como o primeiro passo para pacientes com obesidade grave – como ponte para outros tipos de bariátrica que causam maior perda de peso.

A cirurgia bariátrica Sleeve, ou gastrectomia vertical, é uma técnica também pode ser realizada de forma minimamente invasiva, seja por vídeo ou robô, com pequenas incisões no abdome do paciente.

Ainda mesmo depois da cirurgia, no pós-operatório, há gastos durante alguns meses com mais exames e acompanhamento médico de profissionais da área de nutrição, por exemplo. Atualmente, o custo total de uma cirurgia de redução de estômago pode ficar entre R$ 20 mil e R$ 50 mil, dependendo do caso do paciente.

Desde 1991, existe consenso internacional de que a cirurgia bariátrica tem as seguintes indicações gerais: IMC maior ou igual a 40; IMC maior ou igual a 35, quando houver estados mórbidos associados (hipertensão e/ou diabetes difíceis de compensar, limitações ortopédicas, apnéia do sono etc.); falha no tratamento ...

A cirurgia precisa de um tempo para cicatrização. Por isso, falamos em dieta líquida no primeiro mês. Depois disso, a pessoa vai aumentando lentamente a quantidade até atingir um volume médio, após um ano de cirurgia, de 300 a 400 gramas por refeição.