O que é Minguarana?

Perguntado por: nbrito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

A Minguarana é a natureza divina que concede àqueles que ainda não alcançaram a condição de “entrar” e poder “ver” os “encantos”.

A ayahuasca é contraindicada em casos de psicose, esquizofrenia, transtornos de personalidade, transtorno bipolar, pessoas com níveis altos de ansiedade ou que tenham outros transtornos psicológicos intensos. Grávidas e lactantes também não devem consumir ayahuasca sem que o médico prescreva esse consumo.

A ayahuasca é uma infusão vegetal psicoativa da Amazônia. Tipicamente, provoca poderosas visões, assim como alucinações em todas as demais modalidades de percepção. Essas experiências geralmente se associam a insights pessoais, ideações intelectivas, reações afetivas e experiências espirituais e místicas profundas.

Composto por uma mistura de plantas amazônicas, a ayahuasca ou o chá do Santo Daime é o elemento central de rituais xamânicos herdados da cultura indígena. O berço dessas doutrinas fica em Rio Branco (AC) e a bebida é usada há milhares de anos pelos pajés de várias tribos amazônicas do Brasil, do Peru e do Equador.

O mesmo que: esbranquiçando, branqueando, clareando, dissimulando, escondendo.

José Gabriel da Costa, mais conhecido como Mestre Gabriel (Coração de Maria, 10 de fevereiro de 1922 – Brasília, 24 de setembro de 1971), é o fundador da União do Vegetal, religião de origem amazônica que utiliza em seu ritual o chá Hoasca (ayahuasca), também chamado de Vegetal.

Santo Daime

Ao longo de suas experiências iniciais com a Ayahuasca ele obteve revelações espirituais que o levaram a constituir uma religião conhecida como Santo Daime na década de 30, na cidade de Rio Branco (AC). Ao longo do processo de formação da religião houve uma ressignificação do sentido original da bebida Ayahuasca.

O usuário tem visões mesmo com os olhos fechados, delírios e sensação de vigilância. Essas visões costumam mostrar animais, divindades, demônios e seres da floresta, além da sensação de voar. A droga também pode provocar alterações de percepção e de cognição.

A ayahuasca não é uma droga, mas sim uma erva medicinal usada em rituais religiosos. As comunidades religiosas que a utilizam são sincréticas, unindo ícones do xamanismo indígena, do kardecismo, do catolicismo, da umbanda e de religiões orientais.

O bloqueio acontece porque o nosso corpo produz uma enzima, a monoamina oxidase (MAO), que impede a DMT de atingir o cérebro na forma ativa. É aqui que entra o cipó Banisteriopsis caapi, popularmente conhecido como jagube ou mariri.

Muitas vezes no ritual, você pode estar chorando e não saber o motivo. Apenas chora! É algum sentimento que está sendo limpo, ou está sendo libertado. Também se pode chorar por sentimentos de alegria, quando se vivencia momentos bons e felizes da vida onde um sentimento gigantesco de amor e gratidão inundam nossa alma.

O chá da Ayahuasca vem sendo utilizado milenarmente por índios da América do Sul,como instrumento espiritual e ritual, com extrema religiosidade. No século passado surgiram seitas não-indígenas, que passaram a fazer uso do chá.

Na Grande São Paulo, centros que organizam rituais com o daime oferecem um alívio ao caos da vida na cidade. Ritual de Ayahuasca no Centro Ayahusqueiro Jiboia Sagrada, zona noroeste de São Paulo (SP).

Ayahuasca não tem contraindicações indicadas pelo conselho de medicina. Entretanto, é necessário que se tenha alguns cuidados observando o cenário das suas condições físicas – especialmente no momento de tomar o chá. Naturalmente, pessoas que fizeram ingestão de álcool ou drogas químicas não podem consumir o chá.

FIKDIK - Serve para mostrar que a mensagem é um conselho, já que significa “Fica a dica”.

Significado de Deleito
Deleito vem do verbo deleitar. O mesmo que: satisfaço, agrado, acarinho, amimo, refestelo.

1. Pop. Arrumado com capricho (casa arrumadinha; rapaz arrumadinho).

Continuar lendo