O que é Milharina ou flocão de milho?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.9 / 5 12 votos

O que é milharina? Outro produto à base de milho e que é utilizado em diversas receitas, principalmente de bolos, é a milharina, que são flocos de milho pré-cozidos. Esse produto tem a função de deixar os bolos e tortas mais úmidos, com aquele aspecto cremoso que é tão agradável.

Os pedaços pequenos de milho que ficam após este processo são prensados em moinhos de rolo liso, onde cada pedaço vira um floco. “A partir daí a gente faz o flocão, que quando cozido vira um cuscuz mais macio, e o floquinho, que ao cozinhar deixa o cuscuz mais duro, já que tem mais pó”, explica Ângela.

Fubá é farinha de milho? De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), farinha de milho e fubá são a mesma coisa: trata-se do produto obtido a partir da moagem do grão de milho.

A Farinha de Milho Flocada/Flocão Maratá, é um produto rico em fonte de fibras alimentar, preparo fácil, rápido e com o sabor característico do milho.

DEFINIÇÃO: É um produto derivado do milho amarelo que pertence à espécie Zea mays, L. A matéria prima ao chegar na Indústria passa por um rigoroso controle de qualidade, sendo classificada e devidamente armazenada em silos próprios.

Milharina Quaker 500G é aqui no Extraplus.

descrição. A Milharina Quaker 500g é feita com flocos de milho pré-cozidos, sem gordura trans nem sal, rica em fibras e enriquecida com ferro e ácido fólico.

Farinha de milho flocada.

O flocão de milho tem baixo teor de gordura e é fonte de carboidratos. As fibras presentes no alimento também são ótimas para a saúde do intestino e ajudam a diminuir os índices de colesterol ruim. Para completar, o flocão de milho também tem ferro, um mineral que fortalece o sistema imunológico e evita a anemia.

O flocão de milho é um ingrediente muito utilizado em receitas típicas do Nordeste brasileiro, como o cuscuz, e vários tipos de farofas e bolo. Contudo, ele também pode ser utilizado no lugar no fubá para o preparo de uma receita de polenta diferente e deliciosa.

Os carboidratos complexos e as fibras insolúveis compõem uma ótima dupla para promover a sensação de saciedade ao consumir o flocão de milho. Portanto, é uma boa opção de prato para substituir o pão em refeições como o café da manhã e lanche da tarde.

A farinha de milho tradicional flocada é hidratada e triturada antes de ser torrada. A partir disso, o resultado são flocos secos e espessos, chamados de biju; já o fubá é degerminado e moído, o que faz com que seus flocos sejam mais finos e absorvam água com mais facilidade.

A farinha de milho flocada vem da umidificação ou prensagem da massa de milho em rolos. Após a formação de flocos, estes passam por processo de secagem ou torra. Ela é utilizada no preparo de cuscuz e tapioca.

Simone disse que a principal diferença entre os dois pratos é a forma do milho: a canjiquinha é feita com milho amarelo, que também dá origem ao fubá e ao flocão de milho e o canjicão ou canjica com milho branco.

Para não ter erro na hora de comprar a farinha, procure no supermercado por farinha de milho flocão, ou farinha de milho para cuscuz nordestino.

R$ 1,98 /Un.

Flocos de milho (em inglês: corn flakes) são um cereal matinal produzido pela torrefação de flocos feitos de grãos de milho.

Há algumas variações na receita, nos ingredientes principais e na forma de consumir este cuscuz. Os três ingredientes mais usados são a farinha de milho, que resulta em um cuscuz amarelo, mas há regiões onde também é utilizada a tapioca ou a farinha de arroz, o que resulta em um cuscuz branco.

Benefícios da farinha de milho

  • Oferece ao corpo nutrientes vitais e ajuda a incorporá-los melhor. A farinha de milho fornece uma grande quantidade de vitaminas e minerais. ...
  • Bom para a saúde do coração. ...
  • Importante fonte de zinco. ...
  • Rica em ferro. ...
  • Possui carotenoides e Vitamina A. ...
  • Fonte de fibras.