O que é mídia e qual sua importância?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Mídia consiste no conjunto dos diversos meios de comunicação, com a finalidade de transmitir informações e conteúdos variados. O universo midiático abrange uma série de diferentes plataformas que agem como meios para disseminar as informações, como os jornais, revistas, a televisão, o rádio e a internet, por exemplo.

Essa forma de trabalho de gerar conteúdo, tem como principal função em criar um relacionamento com os usuários, principalmente quando falamos de redes sociais. Mídia Digital tem um enorme leque de funcionalidades, ferramentas e técnicas para divulgação de empresas ou marcas.

Mídia é todo aquele suporte de comunicação que auxilia a difusão de informação e comunicação, seja a televisão, o rádio, o cinema, a imprensa.

Dividimos elas em três categorias principais, facilitando a compreensão dos exemplos daremos em seguida.

  1. Mídia paga. Ao tratarmos de publicidade, mídia paga é o que mais nos vêm à cabeça. ...
  2. Mídia espontânea. É também conhecida como o famoso “boca a boca”. ...
  3. Mídia própria.

As redes sociais permitem relacionamentos online, que visam a conexão entre pessoas e entre pessoas e empresas para o compartilhamento de interesses e objetivos em comum. No Brasil, os usuários passam mais horas diárias nas redes sociais.

A mídia assumiu o papel de mediadora do conhecimento, já que está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas, desempenhando uma grande influência na sociedade, transmitindo comportamentos, moda e atitudes.

Os tipos de mídia disponíveis para seleção são: Mídia TV, Mídia externa, Mídia internet, Mídia jornal, Mídia revista, Mídia rádio e Outras mídias.

Mídias online referem-se a todo meio de comunicação relacionado à internet ou a qualquer dispositivo eletrônico, como computadores, tablets e smartphones. Qualquer negócio pode usar o marketing nas mídias online para atingir seu público-alvo de maneira mais assertiva, conectar com prospects e convertê-los em clientes.

Para estabelecer o melhor plano de marketing, você precisa entender o papel de cada uma das 4 mídias: própria, social, espontânea e paga. O conceito do all line se torna fundamental porque o público que você quer atingir pode até não estar na internet, mas os influenciadores dele certamente estão.

Mídias Sociais são sites e aplicativos que permitem conexão e interação entre os usuários. Também conhecidas como redes sociais, as mídias sociais mais populares atualmente são Facebook, Youtube, Instagram e WhatsApp.

Já as mídias digitais são aquelas em que o conteúdo pode ser acessado de forma digital e o seu processo de acesso e reprodução é representado em linguagem binária de computadores. São exemplos de mídias: TV, vídeo, rádio, material impresso, internet.

Sintetizando, a mídia tem seus lados positivos. Através dela que conhecemos a realidade, nos informamos sobre os acontecimentos do dia a dia da sociedade brasileira, bem como acontecimentos do mundo em geral. Com seus programas educacionais, aprendemos muito. Divertimo-nos com os programas de entretenimento.

Podemos encontrar trabalhos, estabelecer ligações profissionais, podemos também divulgar nosso trabalho, mostrar nossas habilidades, vender produtos. Redes sociais também são canais de entretenimento, podemos ler artigos e postagens que nos interessam, ver vídeos, fotos etc.

Hoje, além da presença digital permitir uma comunicação muito mais rápida e eficiente com as marcas, é possível que os consumidores interajam e criem relacionamentos entre si. Por isso, estar presente na internet é uma estratégia poderosa para construir boas e duradouras relações com os seus consumidores.

O YouTube continua dominando no topo da lista entre os brasileiros que tem acesso à internet, e se mantem como rede mais utilizada também em 2020 – em 2019 o resultado foi parecido – utilizado por 96% da população brasileira.

Assim como televisão, rádio e jornal são chamadas de 'mídia tradicional', as mídias digitais são todos os meios que uma empresa pode usar para aplicar o marketing digital. Em plena era da informação, esses dispositivos quase sempre estão conectados à internet e se tornaram essenciais na vida de qualquer empresa.

Entre estes impactos temos a ansiedade, depressão, sensação de isolamento e de perda de acontecimentos, pressão, esgotamento e obsessão com o corpo. Além destes, temos também o cyberbullying que impacta negativamente a vida de muitos jovens através de práticas de agressão virtuais.

O uso das mídias e das tecnologias digitais em sala de aula muda a forma de relacionamento aluno/conhecimento, ou seja, o aluno constrói o seu conhecimento através dos hipertextos, fazendo uma grande viajem pela rede através de links interconectados.

A função da imprensa é informar. Informação é a maneira pela qual o cidadão, em qualquer sociedade, reflete e tem conhecimento sobre um ou mais assuntos. Então, cabe ao jornalista mediar essa relação dialógica com o leitor e, dessa forma, levá-lo a ponderar os fatos.

Como a mídia é a principal fonte de informação para muitas pessoas, principalmente aquelas que ainda não têm acesso a outras fontes como internet ou livros, ela se torna a responsável pela disseminação de informações para a sociedade de forma rápida, segura e eficiente.