O que é Microcitose acentuada?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A microcitose está relacionada com deficiência no ferro e com doenças genéticas que afetam a hemoglobina no sangue. A deficiência de ferro foi identificada como sendo uma característica de alguns tipos de câncer, especialmente do câncer colorretal.

O tratamento deve focar na causa da microcitose. Quando há deficiência de ferro, deve ser feita a reposição via oral ou via endovenosa, dependendo do grau. “Assim como deve ser realizada a investigação do porquê está faltando ferro no organismo, como um sangramento ou deficiência na alimentação”, conta a hematologista.

Os sintomas que podem sugerir a macrocitose são atribuíveis à condição subjacente que causa a alteração, geralmente anemia . Eles podem incluir dispneia , dor de cabeça , fadiga , língua dolorida, diarreia ou outros sintomas gastrointestinais, parestesia ou distúrbios da marcha, etc.

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

Macrocitose é um aumento do tamanho das hemácias ou eritrócitos, que são os glóbulos vermelhos do sangue. Quando essas células têm o diâmetro aumentado, são denominadas eritrócitos macrocíticos.

A anemia ferropriva traz os seguintes efeitos adversos ou consequências: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal.

Veja os 7 alimentos mais indicados para combater a anemia:

  • Carnes vermelhas. ...
  • Vegetais escuros. ...
  • Beterraba. ...
  • Feijão preto. ...
  • Frutas ricas em vitamina C. ...
  • Rins, fígado ou coração de galinha. ...
  • Pão de cevada e pão integral.

Volume Corpuscular Médio (VCM) ou Volume Globular Médio (VGM) O volume corpuscular ou globular médio indica o tamanho médio das hemácias. A análise desse parâmetro deve ser feita em conjunto a outras análises do hemograma.

A ligeira microcitose e hipocromia observada pode ser tambem consequência de anemia de doença crônica pois a doença inflamatória que ela tem cursa com aumento de citocinas que induzem a produção de hepcidina , que por sua vez, aumenta a degradação da ferroportina.

Hipocromia é a redução na tonalidade avermelhada (hemoglobina) das hemácias e está associada à redução da hemoglobina dentro dessa célula. Valores entre 28 e 34 pg (picogramas por glóbulo) são considerados normais, enquanto os inferiores a 28 pg já são considerados hipocromia.

Microcitose: Termo técnico usado para descrever as hemácias diminuídas de tamanho. Este termo deve ser usado quando o VCM estiver abaixo da referência! VCM abaixo de 80 fentolitros(adultos). Macrocitose: Termo técnico utilizado para as hemácias aumentadas de tamanho.

O tratamento da anemia macrocítica dependerá da causa subjacente e pode incluir suplementos de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico, vitaminas, terapia médica, tratamento da doença subjacente ou até mesmo cirurgia, dependendo da gravidade da condição.

As anemias macrocíticas consistem em anemias, nais quais as hemácias possuem um tamanho maior que o habitual, podendo levar a macrocitose, nos casos em que afetam a maturação do núcleo dos progenitores hematopoiéticos Sua causa mais comum é o etilismo.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

Por meio do hemograma (exame de sangue), é possível identificar alterações como escassez de glóbulos vermelhos, alteração na contagem dos glóbulos brancos e menor número de plaquetas, que podem ser o primeiro indício para a doença.

Anemia microcítica
Já esse tipo de anemia é definido devido ao tamanho dos glóbulos vermelhos serem menores que o normal. Costuma ocorrer devido a uma queda na produção da proteína hemoglobina, geralmente ocasionado pela falta de ferro (anemia ferropénica).

Basicamente, os exames laboratoriais de rotina incluem o Hemograma Completo, ou seja, o Eritrograma (série vermelha), Leucograma (série branca) e as Plaquetas. Quando essas células estão abaixo do valor de referência, quer dizer que o seu sistema imune está fraco, mas não se engane!

O diagnóstico geralmente baseia-se em hemograma completo e esfregaço periférico, que normalmente mostram anemia macrocítica com anisocitose e poiquilocitose, grandes eritrócitos ovais (macro-ovalócitos), corpos de Howell-Jolly (fragmentos residuais do núcleo), neutrófilos hipersegmentados e reticulocitopenia.