O que é microangiopatia isquémica?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

A microangiopatia é a doença das pequenas artérias cerebrais e, em questões práticas, significa um achado na ressonância magnética que representa uma ou mais cicatrizes no cérebro devido a pequenos vasos que foram obstruídos ao longo da vida.

Gliose ou microangiopatia são os termos usados para descrever as pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro, que podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, ou aqueles que tenham sido ...

No entanto, em outros casos, a gliose pode levar à formação de uma cicatriz no tecido cerebral, o que pode afetar a função cerebral e causar sintomas como perda de memória, problemas de concentração, distúrbios do movimento e convulsões.

Conclusão. A microangiopatia é uma condição caracterizada pelo dano ou disfunção de pequenos vasos sanguíneos no cérebro. Isto pode levar a uma série de problemas graves, incluindo AVC e alterações neurológicas.

A microangiopatia cerebral é um reflexo da mudança patológica dos pequenos vasos cerebrais, o que inclui pequenas artérias, arteríolas, capilares e vênulas. Isso está associado com lesões de matéria branca, infartos lacunares, e, mais recentemente descrito, também com microssangramentos.

As ponderações T2 e FLAIR permitem a demonstração mais conspícua de lesões na interface caloso-septal e na substância branca periventricular e subcortical.

O acidente vascular cerebral isquêmico ou isquemia cerebral é causado por um bloqueio na circulação sanguínea cerebral. Esse bloqueio pode ser por um fator local ou conseqüência da migração de pequenos coágulos a partir do coração ou das artérias que irrigam o cérebro.

A presença de gliose em si não é perigosa, mas pode ser um sinal de alguma lesão cerebral anterior, como uma lesão traumática ou uma infecção cerebral.

Trata-se de uma inflamação mediada por anticorpos que tipicamente envolve o sistema límbico, mas que também pode afetar a substância branca de outras áreas encefálicas, o tronco encefálico ou os núcleos da base.

flair {substantivo}
discernimento {m.} instinto {m.} faro {m.} olfato {m.}

CID 10: M311 CID
O código é M311, a descrição é microangiopatia trombótica, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são M311 não há nenhum.

A massa branca é composta de vários bilhões de axônios, que são como longos cabos que conduzem sinais elétricos. Imagine os axônios como caudas alongadas que agem como extensões dos neurônios. Os axônios conectam os neurônios entre si em junções chamadas sinapses. É ali que ocorre a comunicação entre os neurônios.

O diagnóstico pode ser realizado através do quadro clínico, exames de imagem (tomografia computadorizada e ressonância magnética), histopatológico e imuno-histoquímico.

A massa possui sinal heterogêneo e intermediário em T1, com alto sinal em T2 associado a importante realce pelo gadolínio na porção central e junto ao pedículo da massa, sendo que a periferia da lesão permanece com baixo sinal.