O que é metodologia LIFO?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

LIFO (ou UEPS) é a sigla em inglês para last in, first out — último a entrar, primeiro a sair, em português. Ele é uma metodologia contábil para avaliar o valor monetário do seu estoque, assim como priorizar quais produtos serão colocados à venda ou usados na produção primeiro.

O que é LIFO e FIFO? LIFO e FIFO são siglas de expressões em inglês que se referem a maneiras de gerenciar estoques. LIFO (Last in, first out) – Último que entra, primeiro que sai. FIFO (First in, first out) – Primeiro que entra, primeiro que sai.

Em inglês, LIFO significa “Last In, First Out”, ou “Último que entra é o Primeiro que Sai” (UEPS). É o método menos comum para questões estratégias de venda, se comparado a FIFO e FEFO. Para poder aplicá-lo, o produto não deve ter data de vencimento.

Ele ajuda a reduzir os lucros do estoque, comparando os custos mais recentes com as receitas. Isso resulta na redução da subavaliação do Custo das Mercadorias Vendidas (CPV) e da superavaliação do lucro. Portanto, a qualidade e a confiabilidade dos ganhos são aprimoradas no LIFO.

d) UEPS (último que entra, primeiro que sai) ou LIFO (last in, first out): neste método o último valor de aquisição de estoque é o primeiro a sair quando dada a baixa do material. Em virtude de um maior valor de avaliação das baixas, este método não é aceito pelo fisco (SCHIER, 2012).

LIFO (UEPS):
O termo se refere a “Last in, first out” ou “Último a entrar, primeiro a sair”. Nessa estratégia, o produto mais recente no estoque, com menor tempo de armazenagem, é despachado primeiro.

LIFO: deve ser aplicada em empresas que trabalham com produtos com validade longa ou sem validade, que são mais resistentes ao tempo. Alguns exemplos são carros, smartphones, roupas e cimento; FIFO: é muito utilizado em e-commerces e empresas que trabalham com produtos perecíveis ou com validade média.

A aplicação do FIFO é mais comum do que você imagina.
Os produtos mais antigos estão sempre à frente nas prateleiras, mais acessíveis aos clientes do que as unidades que estão lá no fundo. Com isso, o estabelecimento consegue priorizar a venda dos produtos que chegaram primeiro ao estoque, reduzindo as perdas.

São estruturas de dados do tipo LIFO (last-in first-out), onde o último elemento a ser inserido, será o primeiro a ser retirado. Assim, uma pilha permite acesso a apenas um item de dados - o último inserido.

PEPS. O método PEPS segue a premissa de que os primeiros itens mais antigos são os primeiros a serem vendidos. Então, por este motivo é utilizada a sigla PEPS, que significa “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”. Este é um dos métodos mais utilizados, já que permite um melhor controle da validade dos produtos.

PEPS

PEPS. O método de gestão de estoque PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) é um dos mais praticados e refere-se à saída das mercadorias de acordo com a ordem cronológica. Essa opção ajuda na redução de desperdícios principalmente em segmentos que lidam com produtos perecíveis.

Segundo Schier (2011), os métodos de avaliação de estoque mais utilizados no Brasil são: PEPS ou FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair); UEPS (último a entrar, primeiro a sair); Custo médio ponderado (ou média ponderada móvel – MPM); Custo específico e; Método do varejo.

Enquanto o método FEFO se refere a validade do produto, o FIFO prioriza aquele que primeiro deu a entrada no estoque. Perceba que lote de entrada é uma coisa e validade do produto é outra. Geralmente, após atender as necessidades de validade (FEFO), utiliza-se o FIFO para gerenciamento do armazém.

FIFO é um acrônimo para "First In First Out", ou "primeiro a entrar, primeiro a sair", também conhecido como PEPS. Com base nessa definição, fica claro que se trata de um sistema cujo objetivo é manter a ordem e o giro das mercadorias.

São estruturas baseadas no princípio LIFO (last in, first out), na qual os dados que foram inseridos por último na pilha serão os primeiros a serem removidos. É uma estrutura de dados em que cada elemento tem um ou mais elementos associados.

Um array é a estrutura de dados mais simples e mais amplamente utilizada. Outras estruturas de dados como pilhas e filhas são derivadas dos arrays.

LIFO é o acrônimo para a expressão em inglês “Last In, First out” que em português quer dizer: Ultimo a Entrar, Primeiro a Sair ou UEPS. A técnica de armazenagem LIFO parte do princípio que os últimos produtos a entrar no estoque, devem ser os primeiros a serem distribuídos aos clientes.

Os 3 melhores métodos para gestão de estoque

  • Método PEPS. O método PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) obedece a uma ordem cronológica à medida que as mercadorias entram e saem do estoque. ...
  • Método UEPS. ...
  • Método MPM.

O Kanban é um sistema para um gestor no dia a dia, podendo contribuir para gestão de estoque de maneira visual e prática, indicando a necessidade de quais produtos precisam ser reabastecidos ou comprados. Ainda, proporciona redução de estoque, perdas e aumento de flexibilidade (NOGUEIRA, 2012).

Quais são os principais métodos de controle de estoque?

  • PEPS;
  • UEPS;
  • Custo médio;
  • Just in Time;
  • Curva ABC;
  • Preço Específico;
  • Giro de Estoque;
  • Ciclo PDCA.

Em uma indústria podem existir pelo menos 4 tipos de estoque operacional, sendo eles: estoque de segurança, estoque de fluxo, estoque de ciclo e estoque sazonal.

Continuar lendo O que é LIFO estoque?