O que é método compreensivo explique com suas palavras?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

De acordo com método compreensivo, a ciência social não pode ser estudada reduzindo-a a leis, mas deve ser analisada sob a ótica de vários fenômenos, principalmente o sentido que a ação do indivíduo possui para este.

Conforme Weber (1979), a sociologia deve ser compreensiva, porque seu objeto de estudo é a ação humana.

A concepção específica de método e de objeto na sociologia weberiana permite a explicação de ações sociais individuais sob condições determinadas, e busca, ao mesmo tempo, explicitar as significações das instituições sociais, nas quais os indivíduos agem, como resultantes também da ação humana.

e) Max Weber entende por sociologia compreensiva uma ciência que se propõe a compreender a atividade social e, deste modo, explicar causalmente seu desenrolar e seus efeitos. Para explicar o mundo social, importa compreender também a ação dos seres humanos do ponto de vista do sentido e dos valores.

Para Weber, a sociologia é a ciência que pretende compreender interpretativamente a AÇÃO SOCIAL e assim explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos.

Na Sociologia, o Método Compreensivo foi desenvolvido por Weber e traz a seguinte ideia: a de que é possível conversar com outros campos de diferentes ciências, com o objetivo de se obter uma análise social. Espero ter contribuído. O método compreensivo, também chamado de método interpretativo.

O método em Marx é um movimento dialético que parte da sua concepção ontológica da realidade social, em que o ser social produz suas próprias condições objetivas e subjetivas de existência e, por isso, teoria, método e concreto social constituem uma unidade metodológica.

Durkheim, com seu método comparativo, baseado nas ideias positivistas; Weber, com seu método compreensivo; e Marx, com seu método materialista dialético, influenciaram e ainda influenciam as pesquisas nas áreas das Ciências Sociais.

Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.

A ideia de compreensivismo se baseia na motivação dos indivíduos que compõe as camadas sociais, levando em conta os elementos ao seu redor, ou seja, a sociedade onde eles vivem.

Como vimos, Durkheim defende que os indivíduos são moldados pelas leis sociais. Para Weber, ocorre o contrário: as estruturas da sociedade são moldadas pelas motivações dos indivíduos.

Teorias weberianas
Max criou uma espécie de sociologia subjetivista, compreensiva, não tão preocupada com os fatos sociais e sim com com as interações sociais. Weber analisou o funcionamento da sociedade e do estado alemão e as dinâmicas interpessoais inclusive pensando em questões como a burocracia e a dominação.

significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e, assim, explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos.

Na visão de Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Assim, o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.

Max Weber nasceu em 1864, em uma região que hoje é conhecida como a Alemanha. Um de seus trabalhos mais marcantes foi A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, no qual relacionava a religião (um dos grandes focos de estudo do sociólogo) com o nascimento de estruturas econômicas regidas pelo capital.

À formulação de um conceito básico para a análise histórico-social: o “tipo ideal”. Trata- se de recurso metodológico para ensejar a orientação do cientista no interior da inesgotável variedade de fenômenos observáveis na vida social. Consiste em enfatizar determinados traços da realidade.

Denominado materialismo histórico dialético, esse conceito conduziu a análise social e científica da história da sociedade a uma nova visão, a qual passou a considerar como objeto de estudo a produção material humana e seus mecanismos de construção em cada época.

Karl Marx foi um ferrenho crítico do modo de produção capitalista. Seu método de análise é o materialismo histórico dialético, caracterizado pelo estudo da história a partir da luta de classes.

Durkheim acreditava que a melhor forma de comprovar os fenômenos sociais, era através da elaboração de um método científico. O método criado por Durkheim é chamado de 'Método Comparativo', ou de “Funcionalismo”.

Utilizando o materialismo dialéctico, Marx explica o modo como as sociedades humanas se desenvolvem. Dizia ele que as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade.