O que é metástase ocular?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Muitos casos de câncer podem causar metástase, que é a disseminação do tumor pela corrente sanguínea. E os olhos são órgãos que não estão imunes – alguns tipos de câncer como de mama, próstata e até mesmo o de pulmão podem causar a Metástase Ocular.

“Há um tempo, a mulher com câncer de mama poderia viver de um a dois anos quando a doença se tornava metastática. Hoje ela pode viver 10 ou mais”, compara. Apesar de paliativo, o tratamento de pacientes com metástase não garante apenas a sobrevida, mas uma existência com qualidade.

Em um estágio inicial, o câncer no olho pode ser curado por meio de colírios, radioterapia local ou de pequenas cirurgias. O prognóstico é favorável e raramente ocorre metástase — que é a disseminação do câncer pelo organismo. No entanto, se a lesão for muito grande pode ser necessária a remoção de todo o globo ocular.

Os exames de ressonância magnética são úteis para diagnosticar tumores oculares e a disseminação da doença para outros órgãos, como o fígado. A ressonância magnética fornece imagem detalhada dos tecidos moles no corpo usando ondas de rádio e ímãs em vez de radiação ionizante.

O câncer por si só já é uma doença assustadora. E a metástase é a sua face mais perigosa - quando um câncer primário cai na corrente sanguínea, pode se espalhar rapidamente por qualquer parte do corpo e se tornar uma ameaça mortal.

Sintomas de metástase
Dificuldade para respirar ou sensação de falta de ar, no caso de metástases nos pulmões; Dor de cabeça intensa e constante, convulsões ou tonturas frequentes, no caso de metástases cerebrais; Pele e olhos amarelados ou inchaço da barriga, no caso de afetar o fígado.

Quando o câncer se dissemina além do local onde começou (sítio primário) para outras partes do corpo é denominado metástase. A metástase pode ocorrer quando as células cancerosas viajam através da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outras áreas do corpo.

Considerado raro e silencioso, o câncer de olho se manifesta até os quatro anos de idade e pode levar à cegueira total ou à morte. O diagnóstico precoce evita a perda da visão e aumenta as chances de cura. O retinoblastoma representa 3% dos tumores desenvolvidos em pacientes com menos de 15 anos.

Exposição ocupacional. Alguns estudos sugerem que os soldadores podem ter um risco maior de melanoma ocular, mais estudos estão em andamento. Melanoma cutâneo. Alguns pacientes com melanoma ocular uveal têm histórico de melanoma de pele, mas ainda não se sabe se o melanoma cutâneo aumenta o risco de melanoma ocular.

Nesta nova abordagem a quimioterapia é administrada diretamente no humor vítreo, a substância gelatinosa dentro do olho. Às vezes, é usado e administrado junto com a quimioterapia sistêmica ou intra-arterial no tratamento de tumores disseminados no olho e que não responderam a outros tratamentos.

Os exames utilizados para detecção de metástases normalmente são o RX tórax e a ecografia abdominal (muitos médicos preferem as tomografias contrastadas de tórax e abdômen pela maior sensibilidade) e a cintilografia óssea.

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de:

  • pulmão (1,76 milhão de mortes)
  • colorretal (862 mil mortes)
  • estômago (783 mil mortes)
  • fígado (782 mil mortes)
  • mama (627 mil mortes)

Um indivíduo que apresente um câncer já com metástases pode viver bem, ser ativo e produtivo, muitas vezes com pouco ou nenhum sintoma da patologia. O diagnóstico de metástase não representa um diagnóstico de terminalidade da vida.

Se surgirem na parte externa do olho, pode-se notar um nódulo ou caroço que pode ulcerar. Sinais e “pintas” que crescem progressivamente também podem ser um sinal de tumor. Já os tumores internos provocam alterações na visão, como a diminuição da acuidade visual, embaçamento, manchas no campo visual e moscas volantes.

Quando o câncer já está mais avançado, alguns sintomas característicos começam a aparecer, como: Dor na região (principalmente quando o tumor começa a crescer para o lado de fora do globo ocular); Manchas pretas ou escuras na íris; Manchas na visão (quando o paciente enxerga pontos ou flashes de luz, por exemplo);