O que é metaplasia apócrina?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Metaplasia apócrina é uma alteração benigna, às vezes encontrada também na mama normal. A formação de projeções papilíferas, como observado aqui, não altera o bom prognóstico.

Atipias Mamárias
A proliferação das células que revestem os lóbulos ou ductos é chamada de hiperplasia. Hiperplasia usual não apresenta risco, porém quando as células crescem em um padrão irregular, pode representar um problema. Esse padrão irregular pode ser associado a alterações celulares, conhecido como atipias.

É uma lesão benigna, mas que pode estar associada a microcalcificações e promover modificações suspeitas nos exames de imagem (mamografia e ultrassonografia), gerando a necessidade de biópsia do local para descartar a possibilidade de um Câncer de Mama.

Em caso de “cisto apócrino de cachorro”, tratamento é bem simples. Geralmente, ele se rompe sozinho, sem evolução para algo mais grave. Porém, após o rompimento é recomendado limpar a eclosão com água e soro até a devida cicatrização.

Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

Grau

  1. Grau 1 ou baixo grau ou bem diferenciado: Células pouco diferentes das células normais, com padrão de crescimento lento e bem organizado.
  2. Grau 2 ou grau intermediário ou moderadamente diferenciado: Células em divisão um pouco mais rápida do que as células normais.
  3. Grau 3 ou alto grau ou mal diferenciado:

Geralmente, a hiperplasia típica não precisa de tratamento. Mas no caso de hiperplasias mamárias ductal ou lobular atípicas, é necessário acompanhamento médico e tratamento. Muitas vezes se sugere ampliação cirúrgica da área diagnosticada e, além disso, sugere-se seguimento periódico clínico e com exames de imagem.

A presença de ATIPIA, no resultado da biópsia, indica que existem células diferentes. É um marcador de risco, com um aumento do risco de câncer de mama de 3-4 vezes.

Estado do que não está de acordo com um determinado modelo ou tipo. Irregularidade na evolução de determinadas doenças.

Na hiperplasia atípica, o tratamento tradicional de eleição é o cirúrgico. O tratamento clínico fica reservado para os casos de risco cirúrgico elevado ou quando as pacientes desejam preservar o útero. Os agentes progestacionais podem ser utilizados e ocorre desaparecimento do quadro hiperplásico na maioria dos casos.

Como entender o resultado do exame de biópsia da mama? O resultado do exame deve ser interpretado pelo médico que solicitou e pode indicar ausência de células cancerígenas (nódulo benigno) ou presença de células cancerígenas ou tumorais (nódulo maligno).

Quais são os 7 tipos de câncer de mama?

  1. Carcinoma ductal in situ. O carcinoma ductal in situ, também chamado de câncer não invasivo, representa 20% dos casos de câncer de mama. ...
  2. Câncer de mama invasivo. ...
  3. Câncer de mama triplo negativo. ...
  4. Câncer de mama inflamatório. ...
  5. Doença de Paget. ...
  6. Angiossarcoma. ...
  7. Tumor Filoide.

Causas. Não se sabe com precisão o que causa a ectasia ductal mamária, mas existem alguns fatores que ocorrem com frequência e dão algumas pistas: O envelhecimento altera a composição das mamas. São mudanças normais, mas às vezes podem acabar bloqueando o ducto de leite e provocar, assim, uma inflamação.