O que é Metameria em anatomia?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

O metâmero é um segmento do corpo compreendido entre dois planos transversais adjacentes. A metameria perfeita só existe em certos invertebrados como os anelídeos. Nos vertebrados em geral e no homem em particular, a metameria é imperfeita e só se manifesta na fase embrionária.

Princípio segundo o qual o corpo humano é constituído por estratos ou camadas que se superpõem.

Na anatomia são considerados forma e disposição dos órgãos de seres orgânicos. Desse modo, anatomia foca na aparência, na forma que possui as distintas estruturas do corpo e em diferentes níveis. Para os profissionais da área da saúde essa ciência trata-se de algo básico e fundamental para sua formação.

Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica, Anatomia microscópica e Anatomia do desenvolvimento. A Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis.

Unindo o centro de dois planos de operações opostos obtém-se três eixos: eixo longitudinal ou craniocaudal ; eixo ântero-posterior, dorsoventral ou sagital e eixo latero-lateral . O deslocamento de um eixo sobre o outro define um plano que secciona o corpo em 2 partes.

Tipos de metameria

  • Metamerismo verdadeiro x pseudometamerismo.
  • Metameria homônoma x heterônoma.
  • Metameria externa x interna.
  • Metameria completa x incompleta.

A metameria presente nos anelídeos, também chamada de segmentação corporal, consiste na organização dos corpos em uma série de segmentos, denominados de metâmeros. A vantagem da metameria consiste na capacidade de movimentação de cada metâmero de uma maneira distinta.

Importância da metameria
A metameria em uma forma com cavidade preenchida por líquido auxilia a locomoção peristáltica, pois ela impede que a pressão exercida pelos músculos seja dissipada pelo corpo todo.

É denominada proximal toda estrutura que está próxima à raiz do membro (onde ele está implantado ao resto do corpo) e distal toda estrutura que está afastada da raiz do membro, como as mãos e os pés (p. ex., o cotovelo é proximal ao punho e distal ao ombro).

Distal: afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção.

Medial – na direção do plano mediano. Lateral – afastado do plano mediano. Proximal – próximo a um sítio de referência. Distal – longe a um sítio de referência.

Sistêmica (ou descritiva): divide o corpo em sistemas orgânicos. Topográfica (ou regional): divide o corpo em segmentos ou regiões. Radiológica: estuda o corpo humano com base no uso de imagens. De superfície: foca o estudo nos relevos e depressões existentes na superfície do corpo.

Andréas Vesálius é considerado o fundador da anatomia humana e reformador da anatomia animal no século XVI.

São elas: Anatomia sistêmica: estuda o sistema digestório (digestão), sistema respiratório (respiração), esquelético (ossos), muscular (músculos), cardiovascular (coração), endócrino (produção de hormônios) e demais sistemas. Anatomia Regional ou topográfica: é o estudo em regiões como tórax, abdômen e demais.

A posição anatômica refere-se a pessoas — independentemente da posição atual em que possam estar — como se estivessem de pé com: Cabeça, olhos e dedos do pé direcionados anteriormente (para frente). Membros superiores ao lado do corpo com as palmas viradas para frente.

Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.

O corpo humano é dividido em três partes fundamentais: cabeça, tronco e membros. A cabeça é formada pelo crânio e a face. O tronco é composto do tórax e do abdômen. Os membros são divididos em superiores (braços, antebraços, ombros e mãos) e inferiores (quadril, coxas, pernas e pés).

Os três planos anatómicos do corpo: sagital, transversal e frontal.

Corte Sagital é o plano anatómico que divide o corpo humano em metades esquerda e direita. Ele passa por vários pontos anatómicos entre os quais o nariz, umbigo, centro de gravidade e sínfise púbica e cai num espaço livre entre calcanhares. Esses cortes são fundamentais aos estudos da anatomia.