O que é metáfora para Aristóteles?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Nesta acepção, Aristóteles na Poética (capítulos 21-25) e na Retórica (livro III) designa metáfora como “o transporte a uma coisa de um nome que designa um outro, transporte quer do género à espécie, quer da espécie ao género, quer da espécie à espécie ou segundo a relação de analogia”.

O conceito tradicional da metáfora surgiu com Aristóteles, em que a considerava apenas como um recurso linguístico de ornamento.

Vamos ver mais exemplos: Gabriel é um gato. (subentende-se beleza felina) Lucas é um touro. (subentende-se a força do touro) Fernando é um anjo. (subentende-se a bondade dos anjos)

Reconstrói, em primeiro lugar, as três metáforas preferidas de Sócrates, com as quais ele gostava de identificar sua atividade de pensador (filósofo), a saber, a parteira, o moscardo e a arraia elétrica.

Seu coração é uma pedra!
Esse é um exemplo de metáfora muito utilizado em romances. O seu objetivo é passar a ideia de que a pessoa que possui o "coração de pedra" é insensível e fria sentimentalmente.

1 imagem, comparação, figura, símbolo, alegoria, representação, tropo, translação.

A comparação e a metáfora são figuras de linguagem, ou de palavras, que consistem na analogia entre um ou mais termos de um enunciado. No entanto, a comparação é caracterizada pela presença de conjunção ou locução conjuntiva comparativa, o que não acontece com a metáfora, na qual a analogia é implícita.

Faça associações livres. Da mesma forma como pensou em possíveis descrições, faça associações entre o que deseja descrever e coisas que podem ser relacionadas com suas características. Evite clichês e coisas óbvias, pois quanto mais inusitado e interessante for o resultado, melhor.

A diferença entre a metonímia e metáfora é que a metonímia utiliza um termo por outro pela relação de proximidade entre eles, enquanto a metáfora faz uma comparação entre dois termos.

Etimologia: A palavra metáfora tem origem no grego. Vem de metaphora, que significa “transferência”.

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

Quando se fala ou se escreve, usam-se, constantemente, as comparações. Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo.

só sei que nada sei

Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.

Verdade - Bondade - Necessidade, existentes no texto. Conta-se que a ideia das três peneiras foi atribuída a Sócrates, filósofo ateniense, que se pautava a sua vida sob três pilares: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.

Os três filtros de Sócrates: verdade, bondade e utilidade.

A metáfora é uma figura de linguagem utilizada para comparar-se dois conceitos sem se utilizar de expressões que indiquem que uma comparação está sendo feita. É um recurso estilístico estudado há muitos séculos e, também, um dos mais frequentes na língua falada e escrita.

Uma das figuras de linguagem mais conhecidas, a metáfora é utilizada para fazer a comparação entre dois ou mais elementos sem utilizar termos que indiquem que uma comparação está sendo feita, deixando de forma implícita. Veja o exemplo abaixo: Carolina é um doce de pessoa.

A analogia também demanda atenção no uso. Ao contrário da metáfora, ela é mais objetiva e, para fazer sentido, necessita de uma explicação razoável e um bom entendimento das características que unem as duas ideias comparadas.

Etimologicamente, o termo metáfora deriva da palavra grega metaphorá através da junção de dois elementos que a compõem – meta que significa que significa “sobre” e pherein com a significação de “transporte”.

Esse trecho não pode ser considerado como uma metáfora pois nele notamos a presença do elemento comparativo como, indicando uma comparação direta. As figuras de linguagem são recursos linguísticos utilizados com a finalidade de aumentar a expressividade do que se fala ou do que se escreve.