O que é MET em cardiologia?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

O MET é uma unidade de medida que representa como está o consumo de oxigênio por unidade de tempo e quilo de peso. Nesse sentido, o consumo de O2 – ou VO2 – é proporcionalmente equivalente à quantidade de MET. E esses dois valores são estimados no teste ergométrico.

O MET ou equivalente metabólico é uma unidade que representa o consumo de oxigênio no repouso, ou seja, 1 MET = 3,5 ml/(kg. min). No entanto, esse valor pode variar muito entre as pessoas devido a idade, sexo, hábitos, hereditariedade e condicionamento cardiovascular.

Como funciona o teste ergométrico
Cumpridas todas estas etapas, o médico que aplicará o teste ergométrico conduzirá o paciente até o equipamento (esteira ou cicloergômetro). O tempo de preparação para o exame dura em média 20 minutos e o período no exercício 13 minutos.

- Para chegar aos valores do MET mediu-se o consumo de oxigênio de repouso de diversos indivíduos e então se estabeleceu uma média de referência populacional em consumo de oxigênio por quilo, peso e minuto. O valor encontrado foi 3,5 ml/kg/min é o que convencionou-se chamar de MET – explicou Dr.

os METs são classificados em: < 3 METs – atividade leve; 3 a 6 METs – atividade moderada; > 6 METs – atividade vigorosa.

Calcule o gasto energético por METs através da nossa calculadora. Do inglês “Metabolic Equivalent Intensity Level”, a sigla MET (múltiplos equivalentes metabólicos ou equivalente metabólico de tarefa) é uma medida que estima o gasto energético de atividade física para um indivíduo.

Por isso, é relativamente frequente, no teste ergométrico, a presença de alterações da repolarização ventricular que têm possibilidade de se intensificar durante o exercício físico, tornando o exame sugestivo de isquemia, mesmo na ausência de obstrução significativa das artérias coronárias, além de arritmias complexas ...

O MET em repouso é 1, já para a caminhada a 6,5 km por hora é 5, isso significa que o seu corpo gasta 5 x mais energia para caminhar a 6,5 quando comparado ao metabolismo de repouso. Abaixo é possível verificar o equivalente metabólico das atividades de caminhada, corrida e bicicleta.

Exercícios para quem já sofreu infarto
Após um infarto, é muito importante que a pessoa pratique um exercício físico. Isso ajuda na recuperação. Sair para caminhar, cuidando para que os batimentos cardíacos não excedam a frequência de 150 batidas por minuto, estão liberadas.

Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.

1. Coronariopatia. O teste de esforço aumenta em 65% as chances de diagnosticar a coronariopatia, ou seja, obstrução das artérias coronárias. Essas obstruções podem levar a dor torácica e até a um infarto.

A frequência cardíaca tende a aumentar conforme o incremento no exercício, o teste ergométrico é considerado satisfatório quando o paciente atinge mais que 85% da frequência cardíaca predita. A previsão da frequência cardíaca é feita através da fórmula: FCMAXIMA PREDITA = 220 – idade (Desvio Padrão = 11 bpm).

Estudos demonstram que um indivíduo não atleta que caminha em um ritmo mais acelerado queima em média 56 calorias por 1 quilômetro (km).

É o mais utilizado e serve para todas as pessoas. Realizado em esteira rolante, com protocolo de intensidade máxima. Consiste de 5 estágios de 3 minutos cada, variando a inclinação e velocidade. Inicia-se com inclinação de 10% e velocidade de 2,73 km/h (1,7 milhas/h).

O Hundred é um dos exercícios mais populares no Mat Pilates. Consiste em deitar de costas no tapete, elevar as pernas em um ângulo de 45 graus e manter os braços retos ao lado do corpo. Depois, é preciso levantar a cabeça e os braços e começar a bater os braços em um movimento para cima e para baixo.

Para chegar nesse número, estudiosos mediram a quantidade de consumo de oxigênio em uma média populacional dependendo do peso, quilo e tempo. Por exemplo, uma pessoa de 75 kg que corre por 1 hora diariamente em uma velocidade aproximada de 17 km/h pode perder até 1350 calorias.

A isquemia miocárdica é uma condição na qual o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco é reduzido, o que dificulta o fornecimento de oxigênio e nutrientes ao coração. Isso pode levar à angina, que é a dor ou desconforto no peito, e, em casos mais graves, a um infarto do miocárdio.

Como muitos problemas cardíacos, a doença isquêmica pode ocorrer devido a fatores de risco. São eles: diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo, colesterol alto, pressão alta (hipertensão) e má alimentação. Outro fator é a morte de um dos pais do paciente por problemas cardíacos.

O valor de 1 MET representa a taxa média do consumo de oxigênio em repouso, o qual é expresso pelo valor relativo de 3,5 mL de oxigênio por quilograma de massa corporal por minuto (3,5 mL/kg/min) ou pelo valor aproximado de 1 kcal/kg/h5-7.

seguinte fórmula:

  1. MET exercício = VO2 na FC da aula (ml.kg-1.min-1)/ VO2.
  2. repouso (ml.kg-1.min-1)
  3. kcal = (MET da atividade x Peso corporal(kg)/60) x Tempo.
  4. da atividade (min)