O que é mestiçagem dê exemplos?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Mestiços são pessoas que descendem de duas ou mais etnias diferentes, possuindo características de cada uma das etnias e povos de que descendem. Pode-se citar como exemplo, pessoas que tenham antepassados pretos e brancos, asiáticos e brancos ou negros e ameríndios, mistura muito comum nos países da América Latina.

Agora a função atribuída à mestiçagem está na possibilidade de domesticar o caráter agressivo e insubordinado do negro africano. A mestiçagem como elemento capaz de criar um nexo social entre as várias raças que compunham nossa população.

A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço:

  • Caboclo = branco + índio.
  • Mulato = negro + branco.
  • Cafuzo = índio + negro.

Existem terminologias tradicionais para vários tipos de mestiços: mulatos para descendentes de brancos e negros; caboclos e mamelucos para descendentes de brancos e indígenas; cafuzos para descendentes de negros e indígenas.

Assim, mestiço brasileiro é o indivíduo que como tal se identifica, de cor parda ou não, e que é descendente de mestiço ou de qualquer miscigenação entre índio, branco, preto, amarelo ou outra identidade não-mestiça, que se identifica como distinto destas e etnicamente de qualquer outra e que é, nestes termos, ...

Considerando que o sistema de classificação por cor ou raça da população utilizado atualmente pelo IBGE nas suas pesquisas domiciliares, constam cinco categorias: branca, preta, amarela, parda e indígena.

Mestiço não é negro, muito menos branco. É mestiço, e é assim que deve ser tratado, como mestiço, com identidade própria, mescla de uma raça com outra.

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

A ideia de mestiçagem não foi sempre considerada completamente positiva no Brasil. Para os teóricos raciais do século XIX, os mestiços “exemplificavam (...) a diferença fundamental entre as raças e personificavam a 'degeneração' que poderia advir do cruzamento de 'espécies diversas'” (Schwarcz, 2004, p. 56).

O dispositivo de mestiçagem apresenta as seguintes características: ele incita à mistura étnica; coloca a sexualidade num plano estratégico, ou seja, como o veículo capaz de promover a confraternização das etnias; dilui a identidade nacional, ao apostar num amálgama capaz de unir os vários elementos que compõem nossa ...

Mestiçagem no Brasil
A união entre os diferentes biotipos humanos acabou gerando indivíduos que não eram completamente indígenas, brancos ou negros, no que se refere ao aspecto genético. Este fenômeno é chamado de miscigenação ou mestiçagem e está muito presente na sociedade brasileira.

A mestiçagem foi um fenômeno do resultado do contato sexual entre os três principais gru- pos étnicos: espanhóis, índios e negros.

Esse grupo se encontra nas áreas mais longínquas do país. Cafuzos: esse grupo é oriundo da união entre negros e índios, essa etnia é restrita e corresponde a 3% da população. É encontrado com maior frequência na Amazônia, Centro-Oeste e Nordeste.

No Brasil, há o “Mito das três raças”, desenvolvido tanto pelo antropólogo Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”: europeia, africana e indígena.

A miscigenação ou mestiçagem consiste na mistura de raças, de povos e de diferentes etnias. Assim, multirraciais ou multiétnicas são as pessoas que não são descendentes de uma única origem. Essas pessoas possuem características de cada uma das raças de que descendem.

A definição do mestiço atuava como uma etapa na evolução natural em que o elemento branco, com sua influência européia, não só predominava como ocasionaria o desaparecimento do índio e do negro pelo clareamento.

1 mulato, pardo, cabra.

criollos, a elite local descendente de espanhóis, que, apesar de ser formada por ricos proprietários de terras, de minas e do comércio, não tinha os mesmos privilégios que os guachupins; indígenas e mestiços (82% da população), que eram trabalhadores duramente explorados por guachupins e criollos.

Vira-lata

1) Vira-lata é o cachorro mais popular do Brasil!