O que é merengue em pó?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Mistura industrializada feita a partir de açúcar, ovos pasteurizados desidratados, maisena, goma arábica, estabilizantes e às vezes, aroma de baunilha. O pó para merengue dá volume e firmeza à cobertura de biscoitos e bolos.

Pó para o preparo de cobertura glacê real, ideal para decoração e acabamento de bolos e doces. Pode ser utilizado também para fazer suspiros. OBS: Esse produto após batido, é de cor branca, podendo colori-lo conforme a cor desejada. Para isso, basta acrescentar o corante em gel da sua preferência.

Há três tipos de merengue que variam bastante em textura e utilização: o merengue francês, o merengue italiano e o merengue suíço. A adição de açúcar é o que transforma as claras em neve num merengue brilhante e estável.

O tempo que ele demora para endurecer depende da consistência do glacê (mais firme endurece mais rápido, mais líquido pode demorar até 24h para endurecer) e depende também da temperatura ambiente, se o dia estiver mais frio e úmido demorará mais para endurecer.

Conforme a umidade, temperatura e quantidade de glacê, levará de 15 a 60 minutos para que ele endureça após aplicado nos biscoitos, cupcakes ou bolos. Não coloque na geladeira nada que você tenha confeitado com o glacê, pois ela contém umidade fazendo com que ele amoleça e fique grudento.

O chantilly é a cobertura tradicional, mais porosa, que vem acondicionado em caixinha, encontrada em supermercados e lojas específicas de confeitaria. Já o chantininho é uma mistura caseira. É o chantilly acrescido de leite em pó, uma cobertura lisa, ótima para trabalhos perfeitos com bicos de confeitar.

Não coloque a sobremesa dentro da geladeira.
O ar frio e úmido dentro desse eletrodoméstico não deixa o glacê secar e pode deixar a sobremesa molenga.

Simplesmente clara de ovo e açúcar batidos juntos! Um merengue pode ficar mais ou menos firme consoante a quantidade de açúcar adicionada e é utilizado sobretudo para rechear, confeitar e decorar sobremesas. Existem várias receitas de merengue que diferem na dificuldade do preparo.

Para acelerar a secagem do glacê real, contamos com dois principais métodos: secar no forno elétrico convencional ou desidratar com uma desidratadora.

Muito usado por confeiteiros para enfeitar e dar mais formato aos bolos, o glacê é um ingrediente mais firme que o chantilly e não leva creme de leite em seu preparo. Geralmente feito com claras de ovos, açúcar e sumo de limão.

Uma das principais diferenças entre eles está na composição. O tamanho do grânulo também varia. O açúcar de confeiteiro, também conhecido como glaçúcar, é fácil de dissolver, tem textura ultrafina e é muito branco e macio, lembrando a consistência de um talco.

Tem que bater muito bem o glacê (mínimo 10 minutos). O glacê deve estar bem firme; não pode cair das pás da batedeira. Glacê real perde o ponto? Estando o glacê pronto, utilize-o imediatamente, porque se você deixa o glacê descansando, ele perde o ponto e consequentemente “derrete”.

Entre 1838 e 1849, esta dança, na altura conhecida como Upa Habanera (Upa de Havana) começou a difundir-se pelas Caraíbas, tendo sido muito bem recebida em Porto Rico. Um dos passos dessa dança chamava-se “merengue” e, quando a novidade chegou à República Dominicana a dança ficou rapidamente conhecida por esse nome.

1, 2, 3, 4, e assim vai. Homens: comecem com o pé esquerdo, marchando no mesmo lugar, flexionando levemente os joelhos a cada passo. Ao dobrar os joelhos e jogar o peso do corpo de uma perna para outra, seu quadril se move naturalmente. Esse movimento de quadril é característico do merengue.

A salsa tem um ritmo mais rápido e agitado, com passadas bem sincronizadas e muitos giros. Já o merengue é mais lento, normalmente é dançado com músicas mais "calmas" e não tem tantos passos marcados.

Merengue Francês
é o Merengue crú e portanto não deve ser consumido sem assar. É também o mais simples de fazer: bata as claras na batedeira, aumentando lentamente a velocidade e adicionando o açúcar aos poucos. Assim que obter um merengue firme e com brilho desligue.

Por se tratar de uma preparação bem estável, esse merengue poderá ser guardado na geladeira por até dois dias antes de ser utilizado.

E o que diferencia os diferentes tipos de merengues é o modo de preparo de cada um deles. Mas todos são feitos a partir da mistura de claras batidas e açúcar. A criação do merengue não tem data exata, pois esse tipo de preparação (clara batida + açúcar) faz parte da culinária a muito tempo.

Como guardar glacê royal
Depois de batido com água, o glacê royal pode ser guardado por até duas semanas em geladeira. Para isso, sele o pote com plástico filme e depois tampe bem. O ideal é que o insumo tenha o mínimo de contato com o ar possível.

Adicione farinha caso o glacê seja cozido.
Se está preparando uma cobertura aquecida, é possível engrossar a mistura com um pouco de farinha. Adicione 1 colher de chá ou 1 colher de sopa de farinha à mistura e mexa bem em fogo baixo, até engrossar. Apague o fogo e continue mexendo até a massa esfriar completamente.