O que é mensuração?

Perguntado por: rrebelo2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Mensuração é o ato de medir, ou seja, de determinar o valor de certas grandezas. É sinônimo de medição. O termo é usado diversas áreas como Contabilidade, Administração de Empresas, Medicina, Antropologia, entre outras.

Para colocar a mensuração de resultados em prática, o ideal é contar com ferramentas de coleta e gestão de dados que organizam todas as informações em um único lugar. Assim, a equipe fica mais concentrada na análise crítica, do que no trabalho repetitivo de encontrar e organizar os dados.

Mensurado vem do verbo mensurar. O mesmo que: medido, compassado.

A mensuração de resultados permite
A identificação de maneira quantitativa e qualitativa o desempenho de cada ação realizada pela empresa; Embasar a tomada de decisões de ajuste do seu negócio, ou; Até mesmo o cancelamento de uma ação.

É possível dizer, portanto, que o processo de mensuração compreende as etapas de planejamento, desenho e avaliação da estratégia, políticas e práticas, o que irá garantir que os indicadores levantados sejam relevantes para a organização.

Em Medicina e Antropologia, mensuração é um termo usado ao determinar dimensões (mensuração da pressão, do nível de glicemia, da intensidade da dor, etc.) ou para definir a medida de determinados pontos anatômicos localizados (por exemplo, mensuração da gordura corporal através das dobras cutâneas).

A mensuração é uma ferramenta prática para compreender o que está sendo bem executado e o que precisa ser modificado para o sucesso. No artigo a seguir apresentaremos dicas de métricas que podem ser acompanhadas para mensurar a qualidade do trabalho realizado.

Enquanto a mensuração tem como meta primordial a objetividade, diríamos quase a impessoalidade do mensurador, a avaliação por ser juízo, estará sempre na dependência da subjetividade do avaliador.

Qual a finalidade e como fazer a mensuração de resultados?

  1. Conheça o seu cliente e seus interesses. Sua empresa investiu em canais digitais de divulgação, redes sociais e e-commerce? ...
  2. Estabeleça indicadores de desempenho. ...
  3. Entenda as métricas mais utilizadas. ...
  4. Motive a sua equipe e acompanhe os resultados.

Significado de Incomensurável
adjetivo masculino e feminino Que não se pode nem se consegue medir; cuja medida não pode ser comparada: amor incomensurável.

É qualquer entidade ou grandeza que tenha uma dimensão de valor (mínima ou máxima) de tamanho, volume, peso, etc. O suficiente para que possa ser medido, calculado e/ou comparado com outras semelhantes.

O tempo é tratado de diferentes formas, o tempo do relógio, dos segundos após segundos, o tempo mensurável usado pela física que nos permite medir velocidade ou espaço.

A mensuração de resultados por meio de indicadores de desempenho nada mais é do que o processo de coletar, analisar e relatar informações sobre o desempenho de um indivíduo, uma área e/ou uma organização.

A mensuração de resultados no marketing digital consiste na avaliação do desempenho daquela estratégia que está sob análise. Ou seja, é o momento em que você verifica se a ação deu certo, se não deu certo e por quê. Tudo isso, claro, em função dos objetivos que foram traçados.

O sucesso da campanha de marketing pode ser medido por duas métricas, que são elas: Custo de Aquisição do Cliente (CAC) que apresenta o quanto se gasta por cada novo cliente e Retorno sobre Investimento (ROI) que mostra o lucro obtido pelo investimento.

Ocorre que entre a verdadeira característica do elemento de estudo e o valor que obtemos pelo processo de medição ocorrem diferenças, e estas diferenças são os chamados “Erros de mensuração”. Por exemplo, a precisão de uma balança, um parquímetro ou uma régua.

Confira 6 práticas para mensurar resultados

  1. Definir metas e objetivos. ...
  2. Estabelecer indicadores. ...
  3. Analisar o histórico de dados. ...
  4. Utilizar ferramentas de medição. ...
  5. Monitorar periodicamente os dados. ...
  6. Elaborar relatórios.

Mensuração de competências dos colaboradores
Esse tipo de ferramenta permite que a empresa saiba exatamente quais recursos possuem no seu quadro de funcionários, pois permite mensurar quais são as principais habilidades e competências de seus colaboradores.

Continuar lendo