O que é memória ROM e qual a sua função?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 21 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

A memória ROM armazena firmwares ou pequenos softwares que funcionam apenas em um hardware específico. A BIOS do computador, por exemplo, é uma memória ROM, pois ela é responsável por carregar as configurações básicas antes de inicializar o sistema operacional.

Enquanto a memória RAM roda os aplicativos instalados no notebook e computador, a memória externa ou de armazenamento (disco rígido, hard disk – HD) guarda essas aplicações e todos os demais conteúdos.

A sigla RAM vem do inglês “random access memory”, que pode ser traduzido para “memória de acesso aleatório”. Esse componente é responsável por dar mais agilidade e velocidade no funcionamento geral do sistema. Sem a memória RAM, tarefas como abrir programas e editar arquivos demorariam muito para serem realizadas.

Já a memória ROM (Read Only Memory) permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, somente acessar a mesma.

Por outro lado, ROM significa Read-Only Memory (Memória Somente de Leitura), e está principalmente localizada no chip responsável pela iniciação do sistema – é lá que as informações básicas do computador ficam armazenadas, portanto não são afetadas quando o dispositivo é desligado.

As memórias ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso, essas informações não podem ser apagadas ou alteradas, apenas lidas pelo computador, exceto por meio de procedimentos especiais.

Enquanto a memória interna armazena definitivamente todos os arquivos (aplicativos, fotos, músicas e documentos), a memória RAM encaminha os dados ao processador e facilita a execução destes arquivos.

No computador, a memória ROM é utilizada para armazenar os programas básicos do sistema como o BIOS (Basic Input Output System) que é o sistema básico de entrada e saída do sistema, o POST (Power On Self Test) que é o autoteste que o computador executa sempre que é ligado e o SETUP que armazena as configurações da ...

Espaço de armazenamento
As maiores unidades de estado sólido comercializadas atualmente são as de 4TB, porém chegam ao mercado com custos realmente proibitivos. Além disso, o SSD apresenta um desafio ainda maior relacionado a recuperação de dados.

A principal diferença entre o HD e a Memória RAM é a sua velocidade, já que a RAM pode acessar os dados armazenados instantaneamente. Além disso, os discos rígidos não são voláteis. Ou seja, eles armazenam informações de forma persistente mesmo se a fonte de alimentação for removida.

No mínimo, você vai querer 4GB de RAM para rodar aplicativos de jogos modernos. No entanto, como regra geral, 8GB de RAM é recomendado para evitar qualquer desempenho ou questões relacionadas com a velocidade.

2- O celular com maior armazenamento
Hoje, é possível encontrar smartphones com a incrível memória interna de 1 terabyte, o equivalente a 1000 GB. É o caso do Galaxy S10 Plus, da Samsung, por exemplo. Além disso, o smartphone ainda pode expandir a memória por meio de um cartão microSD de até 512 GB.

ROM é uma sigla no inglês para “memória somente de leitura”. Portanto, surgiu como forma de diferenciar da RAM, que por sua vez, refere-se à “memória de acesso randômico”. Mas para que um computador precisava de uma memória que não poderia ser apagada ou escrita? Na verdade, eles ainda precisam.

Memória Principal
A memória RAM do computador (Randomic Access Memory - Memória de Acesso aleatório) é o principal exemplo de memória de armazenamento Principal. Os dados são armazenados em circuitos integrados ("chips") e enquanto você está usando seu computador, a RAM armazena e executa seus programas.

Aplicações da ROM
Satélites, controles remotos, impressoras, celulares, todos os aparelhos digitais comportam uma ROM para realizarem suas tarefas básicas.

Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione configurações . Selecione Sistema > Armazenamento.

armazenamento removível. O CD-ROM (Disco Compacto – Memória Somente de Leitura, em tradução para o português) surgiu em 1985, lançado pela Sony e a Philips.