O que é memória cognitiva?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

A MEMÓRIA COMO PROCESSO COGNITIVO: A memória é a função cognitiva que nos permite codificar, armazenar e recuperar informações do passado. É um processo básico para a aprendizagem, pois é o que nos permite criar um sentido de identidade.

Quais são os processos cognitivos?

  • percepção.
  • linguagem.
  • atenção.
  • memória.
  • pensamento.

As funções cognitivas têm um papel fundamental no processo cognitivo e trabalham em conjunto para que possamos adquirir novos conhecimentos e criar interpretações. Algumas das principais funções cognitivas são: atenção, memória, orientação, linguagem e aprendizagem.

Quais são as funções cognitivas mais importantes?

  • Orientação. O que é a orientação? ...
  • Gnosias. O Que são as gnosias? ...
  • Atenção. O que é a atenção? ...
  • Funções executivas. O que são as funções executivas? ...
  • Praxias. O que são as praxias? ...
  • Memória. O que é a memória? ...
  • Linguagem. O que é a linguagem?

Confira já abaixo e coloque logo em prática para melhorar a sua cognição:

  1. Dormir bem;
  2. Beber café;
  3. Praticar atividades físicas;
  4. Consumir fontes de ômega-3 na dieta;
  5. Viver novidades e encontrar novas formas de desafiar a si próprio.

O centro das funções executivas do nosso cérebro é o lobo frontal, que compreende o córtex pré-frontal, o maior responsável pela nossos atos cognitivos, nosso comportamento e nossas atividades emocionais.

A cognição inclui diferentes processos cognitivos, como a aprendizagem, atenção, memória, linguagem, raciocínio, tomada de decisões, etc., que fazem parte de nosso desenvolvimento intelectual e experiências.

Como estimular habilidades cognitivas na fase do desenvolvimento?

  1. brincar com objetos de texturas, cores e tamanhos diferentes;
  2. estimular o diálogo;
  3. pintar, montar e encaixar;
  4. brincadeiras de roda, andar, correr e dançar.

Sendo assim, a ocorrência desse fator pode acontecer devido a hereditariedade, o consumo de drogas, alguns tipos de transtornos psiquiátricos como a ansiedade, depressão, síndromes demenciais como o Alzheimer e lesões cerebrais como o AVC (Acidente Vascular Cerebral), entre outros, são fenômenos consideráveis no ...

A memória forma a base de nosso sentimento de identidade, orienta nossos pensamentos e nossas decisões, influencia nossas reações emocionais e nos permite aprender. Assim sendo, a memória é fundamental para a cognição e para o desenvolvimento cognitivo.

O que é Cognição:
Ato ou processo de conhecer, inclui estados mentais e processos como pensar, a atenção, o raciocínio, a memória, o juízo, a imaginação, o pensamento, o discurso, a percepção visual e audível, a aprendizagem, a consciência, as emoções.

O processo de aquisição de informações, que envolve o raciocínio, pensamento, memória, percepção, entre outros, é chamado de cognitivo.

Em resumo, a Lingüística Cognitiva postula que a linguagem é parte integrante da cognição humana. que reflete a interação de fatores culturais, psicológicos, comunicativos e funcionais, e só pode ser entendida e estudada sob o contexto de uma visão real de conceptualização e processamento mental.

Caracteriza-se pela dificuldade de aprendizado que algumas pessoas têm e que acaba limitando suas vidas de diversas maneiras. É um problema diretamente relacionado à capacidade mental de assimilação de informações, o que faz com que o indivíduo desenvolva limitações intelectuais.

Existem quatro estruturas cognitivas primárias - estágios de desenvolvimento - de acordo com Piaget: sensorial-motor, pré-operações, operações concretas e operações formais.