O que é melhoria contínua da qualidade?

Perguntado por: adias . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

A melhoria contínua é uma ramificação dentro da gestão da qualidade que é focada em buscar novas possibilidades de avanço ou desenvolvimento do que já existe. A proposta é baseada em uma sabedoria japonesa que se chama Kaizen e envolve todos os aspectos da organização.

A melhoria contínua é um esforço contínuo para melhorar produtos, processos ou serviços, reduzindo o desperdício e aumentando a qualidade. Esse esforço contínuo gera uma vantagem competitiva para as organizações.

Melhoria Contínua é uma prática de gestão que busca o aprimoramento ininterrupto de produtos, processos e serviços em uma companhia. Nesse ciclo, a empresa analisa todo o seu processo, busca as falhas e gargalos e propõe formas de solucioná-lo, maximizando a produtividade e eficiência operacional.

Os principais tipos de melhoria contínua são: melhoria contínua de processos, que mapeia todas as operações internas; de produtos, analisando a eficiência e a qualidade da produção; e de serviços, com foco em melhorar a qualidade do trabalho entregue.

8 ferramentas de melhoria contínua para seu negócio

  • Ciclo PDCA.
  • Diagrama de Ishikawa.
  • Matriz GUT.
  • Six Sigma.
  • 5S.
  • 5W2H.
  • Kaizen.
  • Análise SWOT.

O Especialista em Melhoria Contínua é um profissional que atua diretamente nesta área, buscando alternativas e implementando melhorias na organização. É um profissional cada vez mais requisitado e valorizado pelas empresas, seja qual for o ramo.

Essa prática não se destina apenas a grandes corporações, ela pode ser aplicada em qualquer tamanho de empresa, segmento de mercado e independentemente do que se venda. Hoje, traz uma vantagem competitiva importante, mas, nos próximos anos, será uma obrigação que toda empresa adote uma metodologia de melhoria contínua.

A implementação da ISO 9001 e a melhoria contínua faz com que mudanças para melhorias aconteçam em qualquer empresa. Com o processo dissecado, é possível encontrar falhas, propor melhorias e evitar desperdícios e retrabalho.”

O PDCA busca a melhoria contínua e, por consequência, a qualidade máxima de todos os projetos e operações da empresa (bem como produtos e serviços). O mais importante de tudo é que, justamente por ser um ciclo, sua aplicação não se encerra e a cada utilização melhores serão os processos de sua empresa.

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

8. Trabalho em equipe. Funcionários com conhecimento e habilidades são cruciais para o processo de evolução da empresa. No entanto, essas características individuais podem ser impulsionadas quando colocadas dentro de um contexto produtivo de trabalho em equipe.

7 formas de implementar melhoria contínua na empresa

  1. Adote condutas de liderança. ...
  2. Não aceite erros. ...
  3. Ofereça melhorias para as equipes de trabalho. ...
  4. Defina metas. ...
  5. Ofereça treinamentos e oportunidades. ...
  6. Implemente um sistema de gerenciamento de tarefas integrado. ...
  7. Envolva os funcionários nas decisões.

A Melhoria de Processo, também chamada de BPI (Business Process Improvement), é uma atividade do setor de gestão, que envolve o uso de diferentes metodologias para identificar e analisar processos a fim de encontrar possíveis pontos de aperfeiçoamento e construir soluções que sejam possíveis de executá-las.

A melhoria contínua e o fim do desperdício visam identificar, quantificar, eliminar e prevenir ineficiências em ambientes de negócios, seja na produção de bens ou na prestação de serviços.

A Melhoria de Processos, também chamada de Business Process Improvement (BPI), é o reparo incremental dos processos de uma organização. Essa prática tem como objetivo garantir que os processos atendam às expectativas do negócio e dos clientes e, desta forma, tragam os resultados esperados.

O que é a cultura de melhoria contínua? Como o nome indica, a melhoria contínua, ou Kaizen, são esforços constantes realizados para atingir um desempenho melhor do que o atual. Não é por acaso que a prática está sendo tão buscada por empresas que desejam o aprimoramento dos seus processos.